ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: CONSTRUINDO E REGIONALIZANDO A CIDADE DE TAIPU- RN SOB O OLHAR DO EDUCANDO

João Paulo Teixeira Viana, Maria Cristina Cavalcante Araújo

Resumo


Este estudo propõe como tema, mostrar a importância das estratégias didático-pedagógico no ensino da geografia, através da atividade: construindo e regionalizando a cidade de Taipu- RN sob o olhar do educando. O intuito da pesquisa, além de elucidar essas estratégias no ensino da geografia escolar, está na construção de um projeto/aula que busca compreender o conceito de região, através da regionalização da cidade de Taipu – RN, mas a partir de imagens utilizando a vivência do aluno. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica, em seguida foi utilizado a abordagem “Pesquisa-ção” no decorrer da aplicação da estratégia na Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha. Para se chegar aos resultados, foi preciso analisar a geografia atual sob uma perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Geografia (PCN), como também os desafios na educação atual; mostrar a importância das estratégias pedagógicas no ensino da geografia escolar e em seguida compreender a valorização do lugar como experiência humana e de vivência, e, por fim, o passo a passo da estratégia: regionalizando a cidade de Taipu-RN a partir de fotografias sob o olhar do educando. Como resultados da aplicação da estratégia, foi possível observar que os educandos passaram a compreender os conceitos da ciência geográfica, como a exemplo de região, lugar e paisagem a partir de sua experiência de vivência no espaço taipuense

Palavras-chave


Ensino de Geografia. Estratégias didático-pedagógico. Regionalizar. Educando.

Texto completo:

PDF