Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Vol. 3, No 7 (2017)

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ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela

Elione Maria Nogueira Diógenes, Maria Fabiana da Silva Costa, Alexandre Felipe Oliveira Gomes

Resumo


No presente artigo, tratamos de analisar a proposta do ensino médio pelo empresariado nacional. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, por compreender a complexidade do objeto de estudo. Tartuce (2006) aponta que essa como procedimentos estabelecer relações de sentido e significações no campo da subjetividade. Os procedimentos técnicos foram dois: 1) levantamento da bibliografia acerca da temática; b) análise documental com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que, por meio do movimento “Pensamento Nacional das Bases Empresariais”, iniciado após a redemocratização brasileira (1985), o empresariado nacional buscou influenciar decisivamente à Reforma do Ensino Médio e conseguiu definir uma plataforma ensino médio que, o projeto básico, constituiu-se ensino médio “preparar os (as) estudantes para o mercado de trabalho flexibilizado”.

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