Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Vol. 3, No 7 (2017)

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O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO

Aliete Cavalcante Bormann Bormann

Resumo


O objetivo deste trabalho é refletir sobre o Ensino Médio e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), no tocante aos macrocampos, enquanto proposta que consolida integração e inovação curricular a partir do Redesenho Curricular (PRC). Para o desenvolvimento deste estudo, tomamos como base os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador (2009, 2011, 2013 e 2014) e as escolas que desenvolvem o programa no RN. Segundo nossas leituras, o ProEMI propõe um currículo menos fragmentado e mais dinâmico, atendendo as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. No que tange à escolha teórica para refletir sobre currículo, apoiamo-nos em Althusser (1985) Apple (2002, 1995, 1994), Apple, Beane (2001), Bourdieu e Passeron (2008), Bourdieu (2003 e 2007), Lopes e Macedo (2011) e Sacristán (2000, 2006, 2008). A escolha por esses autores se deve à sintonia entre nosso pensamento e a ideia, por eles disseminada, de que a escola, mesmo dentro de uma perspectiva reprodutora, é, ao mesmo tempo, capaz de promover transformação.

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