Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Vol. 3, No 7 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

IDENTIDADE INTERDISCIPLINAR DO FOLCLORE: um estudo na escola pública de ensino médio em Mossoró/RN

Edinal Salustiano da Silva, José Orlando Costa Nunes

Resumo


Esta oportunidade de pesquisa visa possibilitar aos alunos do ensino médio da cidade de Mossoró/RN, a integração com o seu passado, fazendo-as vivenciarem a sua realidade cultural e ainda desenvolver nela a capacidade de apreciação e valorização de sua própria cultura. Nessa abordagem, limitou-se a perceber no folclore a capacidade de preservar a forma da identidade local, pois se entende que é no ato da demonstração das apresentações folclóricas que a população revive sua história e eleva seu senso crítico – reflexivo. A metodologia trabalhada nesta pesquisa é exploratória – descritiva com caráter qualitativo. Utiliza-se a análise de (26 alunos), tendo em vista que a coleta de dados se darem por meio de entrevistas com alunos e 01 docente. Os resultados evidenciam que o folclore pode viabilizar a identidade do indivíduo e conclui que para preservar a tradição é necessário trabalhar educação do folclore por meio de ensinos interculturais. Percebeu-se que também os professores devem ter profundo conhecimento do tema para poder trabalhar com maior satisfação e sucesso.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.