Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Vol. 3, No 7 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ALTERNÂNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE: contribuições ao conhecimento químico em um curso de Ensino Médio integrado à Educação de Jovens e Adultos

Solange Maria Vinagre Corrêa

Resumo


Este artigo tem como objetivo socializar alguns dados sobre a formação profissional integrada ao ensino médio de agricultores no Curso Técnico em Agropecuária, desenvolvido no IFPA Campus Castanhal, no que diz respeito ao tema alternância dos tempos escolares e a interdisciplinaridade como contribuições metodológicas ao conhecimento químico. O procedimento metodológico seguiu a abordagem da pesquisa qualitativa, com delineamento em um estudo de caso, subsidiado pelas técnicas de questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal. Os resultados apontaram que os saberes encaminhados por métodos pedagógicos que sugerem consistência, como a Pedagogia da Alternância e a interdisciplinaridade foram planejados, tendo em vista a necessidade educacional e laboral dos agricultores, já que o curso foi ofertado a um público específico.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.