Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Vol. 3, No 7 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um relato de experiência

Christine Meyrelles Felipe da Fonseca, Antônio Max Ferreira da Costa, José Mateus do Nascimento

Resumo


O presente artigo surgiu da necessidade de investigar a formação e as práticas pedagógicas de 27 professores que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática, nos diferentes núcleos do IFRN. Sob essa perspectiva, objetivamos analisar, a partir das concepções dos docentes do EMI de Informática, se há a necessidade de uma formação docente específica para atuar na Educação Profissional. Para tanto, desenvolvemos uma revisão bibliográfica articulada à pesquisa exploratória. Para a coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada e gravada. A pesquisa alicerçou-se em autores como: Moura (2008), Gadotti (2008), Souza (2013), Pimenta (2005), Tardif (2014). A análise demonstrou a necessidade do IFRN (re)pensar a proposta de formação docente na Educação Profissional, não só para os professores que atuam em áreas específicas, mas também para todos os que atuam como docente na EP.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.