CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO

Auxiliadora Maria Martins da Silva, Delma Josefa da Silva

Resumo


O artigo aborda sobre as teorias do currículo e suas implicações na formação de professores.Tem por objetivo refletir sobre a multiculturalidade e o saber pedagógico tendo por referência a Lei complementar à LDB a Lei 10.630/03. Utiliza por referencial a teoria crítica do currículo, discorrendo sobre os seus aspectos fundantes e estratégicos. Enquanto problemática verificamos que embora tenhamos dado passos significativos no sentido de reconhecer a pluriculturalidade existente na sociedade brasileira, a política curricular é fortemente marcada por epistemologias européias. Enquanto resultados verificamos que embora ainda hegemônico o eurocentrismo da política curricular vem gradativamente sendo posto em questão. As experiências desenvolvidas a partir da epistemologia de saberes nos movimentos sociais, em diálogo com as teorias do conhecimento tem dado uma contribuição no sentido de ampliar os referenciais epistemológicos da formação de professores no Brasil. Enquanto resultado vemos que o novo marco legal é uma das bases para serem fundamentadas outras práticas, outras políticas curriculares.

Palavras-chave


Currículo; Multiculturalidade; Saber Pedagógico

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DOI: https://doi.org/10.2192/recei.v3i8.2301

  

 

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