RELAÇÃO ENTRE METAS EDUCACIONAIS E PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: estudo de caso em uma escola estadual do interior do Ceará

Márcio Kleber Morais Pessoa, Manoel Moreira de Sousa Neto

Resumo


O objetivo geral deste texto é compreender a relação entre as metas educacionais oficiais e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos por meio de estudo de caso em uma escola da rede estadual do Ceará, a partir da visão dos sujeitos escolares: professores, gestores de ensino e gestores educacionais. Com isso, buscaremos compreender como as metas estipuladas e as formas de alcançá-las influenciam no aprendizado dos alunos. Os objetivos específicos são: (i) identificar como os sujeitos escolares responsáveis pelo processo educativo na escola estudada buscam alcançar as metas estipuladas pelo sistema de ensino; (ii) compreender como aqueles sujeitos relacionam a busca pelas metas e o aprendizado dos alunos; (iii) discutir o papel do gerencialismo na educação escolar pública. Foram efetivadas as seguintes técnicas e métodos de pesquisa para a realização do estudo de caso: “observação flutuante”, análise documental e revisão de literatura.


Palavras-chave


Metas educacionais; Processo ensino-aprendizagem; Escola pública

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DOI: https://doi.org/10.21920/recei72018412752765

  

 

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