MEDIAÇÃO SEMIÓTICA NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE O CONTEÚDO DE RADIOATIVIDADE

Taynara Vieira de Melo Silva, João Roberto Ratis Tenório da Silva

Resumo


Neste trabalho expomos os resultados de uma intervenção aplicada a um grupo de cinco alunos que teve o intuito de verificar a construção de significados a partir da mediação semiótica de alguns tipos de signos sendo este divididos em três categorias, símbolo, ícone e índice, logo a intervenção foi pautada na resolução de alguns problemas e a partir daí identificar os tipos de signos que os alunos utilizaram para construir significados sobre o conteúdo. Os problemas abordaram o assunto de radioatividade e partimos da premissa de que a aprendizagem é um processo dinâmico, sendo mediado por signos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e ao final da intervenção, apresentamos dois problemas, em que os alunos tiveram que responder. O processo de resolução dos problemas foi registrado em áudio e posteriormente transcrito. Na análise, identificamos os três tipos de signos, sendo todos relevantes durante o processo de construção de significados. Além disso, destacamos a linguagem (tipo de signo símbolo) como aquele que atravessa todo o processo.


Palavras-chave


semiótica no ensino de Química

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21920/recei72018412680699

  

 

Directory of Open Access Journals

 

SEER

 

Portal de Periódicos


JournalTOCs

 

Google Scholar

 

Diadorim

 

Latindex

 

Início

http://s01.flagcounter.com/more/0G4O/