O QUE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PENSAM SOBRE GENÉTICA? As concepções discentes baseadas pela metodologia análise de conteúdo

Cristianni Antunes Leal, Rosane Moreira Silva de Meirelles, Giselle Rôças

Resumo


A genética escolar é um componente curricular importante para os estudantes do ensino médio na disciplina Biologia, contudo, são baixos os índices de aprendizagem em sua escolarização. Este estudo versa sobre a compreensão dos estudantes do ensino médio sobre o tema genética. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, levantando as concepções de estudantes de uma escola pública. Para tanto foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas à luz da Análise de conteúdo.  Os resultados apontaram para três categorias que mostraram alguma superficialidade sobre a temática, dados semelhantes ao encontrado por outros autores ao discutirem o tema ensino de genética.

 


Palavras-chave


Ensino de genética; Ensino médio; Análise do conteúdo; Concepções prévias

Texto completo:

PDF


  

 

Directory of Open Access Journals

 

SEER

 

Portal de Periódicos


JournalTOCs

 

Google Scholar

 

Diadorim

 

Latindex

 

Início

http://s01.flagcounter.com/more/0G4O/