RUBRICAS: um importante instrumento para correção de desempenho discente

Ana Paula do Carmo Marcheti

Resumo


Corrigir atividade avaliativa e quantificar o conhecimento não é fácil, principalmente em ambientes com numero significativo de alunos.  A fim de facilitar esse processo e ao mesmo tempo padronizar criterios do inicio ao fim, do primeiro ao ultimo aluno, de forma justa pode se utilizar-se de rubrica.  Por meio delas constrói-se critérios não apenas de correção, mas também de orientação discentes de forma clara, direcionadas e focadas ao esclarecer o que é esperado (conhecimento, competência, habilidades e atitudes).  Construir rubrica não é atividade fácil e deve acontecer junto com o planejamento do modelo da avaliação, por isso ela é considerada não apenas uma ferramenta de correção, mas também de dimensionamento de objetivo e formato (projeto, prova, oralidade, etc.) do que será solicitado.  Neste artigo, embasado em experiencia prática de utilização e em pesquisas da autora é definido o conceito e possiveis modelos de utilizaçao de rubricas para correções construcoes e corre;óes mais coerentes e objetivas de atividades avaliativas.


Palavras-chave


rubrica; construção de rubrica; tipos de rubricas; exemplos de rubricas; avaliação discente.

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