A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA

Maria Luiza Ferreira Duques, Antonio Amorim, Érica Valéria Alves

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do município de Matina, estado da Bahia, a fim de desenvolver propostas formativas com foco em educadores e educandos. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista semiestruturada com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA, no município. O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida na EJA e as aprendizagens dos educandos. Como resultados, os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos, quando mencionaram se sentirem limitados por terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano escolar da EJA.  Os educandos exigem melhoria na qualidade da educação ofertada em EJA e, consequentemente, ampliação das condições de escolarização e de vida. 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: EJA; Formação de educadores; Aprendizagem do educando.

Texto completo:

PDF


  

 

Directory of Open Access Journals

 

SEER

 

Portal de Periódicos


JournalTOCs

 

Google Scholar

 

Diadorim

 

Latindex

 

Início

http://s01.flagcounter.com/more/0G4O/