PARADOXOS E CONTRADIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE – reflexões críticas em um programa de pós-graduação da Área Interdisciplinar...

Ricardo Rezer, Regina Yoshie Matsuê

Resumo


Este texto se propõe a refletir sobre paradoxos e contradições presentes em muitas proposições e discursos com pretensões interdisciplinares na formação na Grande Área de Ciências da Saúde. Os argumentos apresentados são derivados de reflexões críticas produzidas na disciplina de “Epistemologia e Interdisciplinaridade em Saúde”, do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unochapeco. Por um lado, entendemos que a interdisciplinaridade representa um horizonte importante para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e científicas qualificadas nesta grande área. Por outro, entendemos que há paradoxos e contradições que merecem maior atenção, sob risco de banalização (ainda maior) da expressão.

Palavras-chave


Paradoxos, Interdisciplinaridade, Formação, Ciências da Saúde

Texto completo:

PDF


  

 

Directory of Open Access Journals

 

SEER

 

Portal de Periódicos


JournalTOCs

 

Google Scholar

 

Diadorim

 

Latindex

 

Início

http://s01.flagcounter.com/more/0G4O/