CONDIÇÃO FINANCEIRA GOVERNAMENTAL: COMO ANDA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS MEDIDAS DA SAÚDE ECONÔMICA DAS ENTIDADES PÚBLICAS?

Andreza Cristiane Silva de Lima, nadielli Maria dos Santos Galvão, Luana Leite Pereira dos Santos, José Jonas Alves Correia

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar as características da produção científica sobre ‘Condição Financeira Governamental’, nos principais periódicos internacionais, no período de 2007 a 2017. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem mista, exploratório-descritiva, empregando o método da bibliometria, cujo material de análise foi extraído da base de dados Scopus®. No processo de filtragem dos artigos, inseriu-se o termo ‘condição financeira governamental’ nos idiomas português, inglês e espanhol, a fim de verificar as discussões da temática ocorridas um ano antes da crise econômica mundial em 2008, e, identificar o que vem sendo abordados nessas pesquisas na atualidade, portanto, uma análise da produção científica no período de onze anos. Os principais achados mostram que as pesquisas sobre condição financeira governamental foram mais frequentes nos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha; no ano de 2007 até 2014, o volume de produção apresentou crescimento semelhante ao linear, com queda em 2015, mas logo retomou ao crescimento no ano seguido; instituições como a London School of Economics and Political Science, International Monetary Fund, Federal Reserve Board, foram as maiores responsáveis por essa produção; o principal periódico a recepcionar pesquisas na referida linha foi o Public Budgeting and Finance. Sobre os autores, constatou-se que Walker, R.G., Chen, B., Jones S. e Sousa R.M. foram os que mais publicaram nesse período, e, quatro também permaneceram como os mais proficientes dentro da linha de pesquisa, porém, quando se trata de redes de cooperação, apenas Walker, R.G. e Jones S. pesquisam juntos.


Palavras-chave


Condição Financeira Governamental; Crise Econômica; Estresse fiscal;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.31864/rcc.v7i2.3299