Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Colineares?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Revista Colineares - Normas para publicação

 

1. São aceitas contribuições inéditas em português, inglês e espanhol. Os artigos submetidos à apreciação devem ser originais e não podem ter sido publicados ou submetidos a outro(s) periódico(s) ou livro(s). O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores e os editores não se responsabilizam por opiniões ou afirmações dos autores. Caso seja aceito para publicação, o copyright do artigo é transferido para a Revista Colineares.

 

2. Formatação geral: Os artigos devem ter no máximo 25 laudas, apresentados em Word (versão 97-2003) em formato de folha A4 (21 cm × 29,7 cm), com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. O texto deverá ser digitado em Arial, fonte 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas. O início dos parágrafos deve apresentar adentramento de 1,25 cm. Deixar uma linha em branco depois do título de cada seção do artigo e entre o RESUMO e o início do texto.

 

3. Título do artigo: Em cada artigo devem constar dois títulos: um na língua em for redigido (português ou espanhol) e um em inglês. Nos artigos redigidos em inglês, o segundo título será em português. Os títulos devem ser escritos em caixa alta (letras maiúsculas), fonte Arial, tamanho 14, centralizado, em negrito. Após o primeiro título, deixe o espaço de uma linha em branco, para separá-lo do segundo título.

 

 

4. Resumo: Após o título, deverão ser incluídos dois resumos de até 250 (duzentas e cinquenta) palavras cada um, digitado em espaço 1, fonte Arial 11.O primeiro deverá ser redigido na língua original do artigo: português ou espanhol (RESUMO / RESUMEN); o segundo em língua inglesa (ABSTRACT). Se o artigo for escrito em inglês, o outro resumo deverá ser em português. Após cada um dos resumos, deverão constar três palavras-chave na língua em que estiver escrito o resumo (Palavras-chave; Keywords, ou Palabras-llave, em negrito). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; use ponto final para separação entre as palavras. Ex.: Palavras-chave: Ensino. Texto. Linguagem.

 

5. Títulos de seção: Os títulos das seções e subseções que o texto apresentar devem ser numerados (inclusive seções como “Introdução” e “Referências bibliográficas”), seguindo a fonte (Arial, 12) do artigo e devem ser destacados em negritos. Em maiúscula, somente as letras iniciais do título da seção ou iniciais de nomes próprios. Não deve haver espaço de adentramento de parágrafo para título de seção. Ex.: 1. Introdução.

 

6. Nota de rodapé: As notas de rodapé devem ser numeradas em arábico, empregando-se fonte Arial, tamanho 10, em espaçamento simples.A nota para o título, se houver, será indicada com o uso do asterisco. Não devem ser utilizadas notas para referências bibliográficas, apenas para eventuais explicações.

 

7. Ênfases: As ênfases no texto estarão em itálico, quando se tratar de palavra estrangeira ou para citar títulos de obras no corpo do texto. Nos demais casos, usar aspas para destacar palavra ou expressão. Além disso, as aspas devem ser empregadas nas citações, de até três linhas, de trechos de obras. Ex.: Em Vidas Secas está exposta a sina de quem “deve correr o mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante” (RAMOS, 1938, p. 19).

 

8. As ilustrações devem ser editadas em preto e branco, numeradas e com a identificação na parte superior (tabelas, gráficos, desenhos, quadros, árvores, mapas, esquema, fotografias, entre outros) com qualidade de resolução gráfica necessária para a publicação. O autor deve observar, antes do envio, se a imagem terá resolução adequada quando convertida para PDF. Depois da ilustração, na parte inferior, indicar, se for o caso, a fonte consultada. Exemplo de identificação da imagem: Figura 1 – Esquema da árvore sintática do período analisado.

 

 

9. Citações: Citações com até três linhas permanecem no corpo do texto, destacadas apenas por aspas e sem itálico. Citações de mais de três linhas devem vir sem aspas, sem itálico, destacadas em parágrafo próprio, em espaço 1,0, letra de tamanho 11, apresentando recuo de quatro centímetros da margem esquerda.

 

 

10. Referências no texto: As referências no corpo do texto devem seguir os exemplos abaixo:

 

(a) sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses, quando não houver citação textual. Exemplo: Para Faraco (2003) a polifonia estaria presente...

(b) sobrenome do autor, com o ano e a página entre parênteses, nos casos em que houver citação textual. Exemplo: Segundo Rojo (2009, p. 20), “se o fracasso escolar não se anuncia, a tendência do alunado é a de prosseguir nos estudos”.

(c) sobrenome do autor em MAIÚSCULA, seguido do ano de publicação, quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses.

Exemplo: Desenvolve-se a concepção de conteúdo e forma são indissociáveis (MEDVEDEV, 1928).

(d) sobrenome do autor em MAIÚSCULA, seguido do ano de publicação e página, quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses nas citações textuais.

Exemplo: Observa-se, assim, que não “há conteúdo sem forma, nem forma sem conteúdo” (MEDVEDEV, 1928, p. 222).

(e) Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão “et al.”. Exemplo: (ALBANO et al., 2003, p. 2).

Observação: Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Apresentar sempre a referência completa.

 

9. Referências bibliográficas: A última seção do texto deve ser a das Referências bibliográficas e incluir as referências bibliográficas e as eletrônicas, caso houver. Nas referências devem constar somente as obras citadas no texto, separando-se com um espaço simples as obras elencadas. As informações serão apresentadas na seguinte sequência: autor(es), data da 1ª edição, título em itálico, tradução e informações complementares. Edição, local, editora, data da edição consultada. Número de páginas. Tamanho. (Coleção). ISBN ou ISSN.


Exemplo: DOSTOIÉVSKI, F. M. (1946) Gente Pobre. Trad., posf. e notas Fátima Bianchi. 1. ed. São Paulo: Ed. 34, 2009. 192 p. (Coleção Leste). ISBN 978-85-7326-433-3.


 

Em caso de mais de uma obra do mesmo autor, deve-se substituir o nome do autor na segunda referência por seis traços sublineares.

DOSTOIÉVSKI, F. M. (1946) Gente Pobre. Trad., posf. e notas Fátima Bianchi. 1. ed. São Paulo: Ed. 34, 2009. 192 p. (Coleção Leste). ISBN 85-7326-433-3.

 

______. (1864). Memórias do subsolo. Trad., notas e pref. Boris Schnaiderman. 5. ed. (3. reimpressão). São Paulo: Ed. 34, 2008. 152p. (Coleção Leste). ISBN 978-85-7326-185-4.


 

Seguem mais exemplos de referências:


(a) Capítulos de livros: O título de capítulos de livros virá sem destaque. Na sequência, deverá aparecer a expressão In: e a seguir, em itálico, o título da obra na qual o capítulo se insere. Recomenda-se que, ao final da referência, se explicite as páginas que compõem o artigo. Exemplo: MACHADO, I. (2005). Gêneros discursivos. In: BETH, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p. 39-66. 223p. ISBN 85-7244-290-1.

(b) Artigos de periódicos: O título de artigos de periódicos virá sem destaque, seguido do nome do periódico em itálico, volume, número do periódico e páginas consultadas. Exemplo:

SCHRÖDER, U. A. (2011). Trinta anos da teoria conceptual da metáfora: uma retrospectiva crítica. Caderno de Estudos Linguísticos. v. 53, n. 1, p. 59-72. ISSN 0102-5767.

(c) Artigos em jornal: O título de artigos de jornal virá sem destaque, seguido do nome do jornal em itálico, indicação do caderno, seção ou suplemento em que o texto foi publicado, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano. Veja exemplo:

Ex.: CANTANHÊDE, E. O amor não está para peixe. Folha de S. Paulo, Opinião, São Paulo, p. A2, 18 maio 2012.

(d) Monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos de livre docência: Nesses casos, os títulos virão em itálico, seguido das demais informações, conforme exemplo:

FERREIRA, M. R. F. (2008). Substância e Unidade em Aristóteles. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas. 112f.

(e) Trabalhos publicados em eventos: A referência a trabalhos apresentados em eventos (simpósios, colóquios, conferência, congresso, reunião, seminário, etc.) deve constar com o título da publicação em itálico, conforme exemplo:

PAULA, A. (2009). Considerações sobre metaenunciação e polifonia em dados de aquisição da escrita. In: Anais do 17º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Campinas: [s. n.], p. 1-13.

(f) Texto on-line: As referências às publicações on-line seguem os exemplos acima, acrescentando-se ao final a expressão “Disponível em”, com o endereço eletrônico, e a expressão “Acesso em”, informando a data de consulta do texto on-line. Ex.: SAMPAIO, M. C. H. (2009). A propósito de “Para uma filosofia do ato” (Bakhtin) e a pesquisa científica em ciências humanas. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, 1. sem. 2009, p. 42-56. Disponível em: < revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/download/2998/1929>. Acesso em: 29 out. 2011, 20:45:34.

 

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

(1) Para casos omissos, consultar as resoluções vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

(2) As referências devem ser as mais completas possíveis, mas se entende que nem sempre todas as informações solicitadas estão disponíveis. Caberá, então, aos pareceristas requererem mais informações, se julgarem necessário;

(3) Artigos apresentados fora dos padrões propostos não serão aceitos. A submissão do artigo para apreciação não implicará em publicação, pois o texto passará por avaliação (em pares), sendo publicados somente os artigos com pareceres favoráveis dos avaliadores. Caso haja parecer(es) favorável(eis), mas com ressalvas, o autor receberá os comentários do(s) avaliador(es) para que possa atender às solicitações propostas e novamente enviar o texto.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A submissão do texto deve ser realizada pelo autor principal. No espaço "Comentário ao Editor", Passo 1 da Submissão, indique, se for o caso, o(s) orientando(s) e a natureza da orientação: monografia de final de curso, iniciação cientítica, mestrado, doutorado, outros.

    Caso haja coautores, indentificá-los no Passo 2 da Sumbissão "Coleta de Metadados" em "Incluir autor".

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.