A OBJETIVAÇÃO DA MULHER EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA ITAIPAVA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO REFORÇO À IDEOLOGIA PATRIARCAL

Fernanda Vidal Mesquita, Patrícia de Sousa Fernandes, Maria de Fátima Lopes da Silva, Alaide Angelica de Menezes Cabral Carvalho

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar a forma como a mulher é representada na mídia, especificamente, analisando sua objetificação e a perpetuação de estereótipos designados a ela. Para tanto, analisaremos duas peças publicitárias da cerveja Itaipava. Para fundamentar nosso estudo, realizaremos discussões baseadas em autores como: Beauvoir (1967), Bourdieu (2014), Dworkin (1981), Fairclough (1989; 2001; 2003), Thompson (2009), entre outros. Os resultados evidenciam que a influência da mídia na vida das pessoas, sobretudo nos dias atuais, é grandiosa, tornando, o debate sobre esse assunto extremamente necessário pois os efeitos da objetificação feminina são muito danosos e podem gerar mazelas sociais irreparáveis.

Palavras-chave


Objetificação. Corpo feminino. Ideologia. Mídia.

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Classificação Qualis/CAPES (Quadriênio 2013-2106):
B4 em Linguística e Literatura
B5 em Educação
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