Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Contexto?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Artigos e ensaios. Devem indicar título, resumo e abstract entre 100 e 150 palavras e cinco palavras-chave e keywords. Devem ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluídas as referências e notas.

2. Resenhas de livros, coletâneas, filmes, documentários, discos etc., editados nos três últimos anos a contar da data de publicação da revista. Devem indicar a referência bibliográfica do trabalho resenhado e não devem exceder 6 páginas.

3. Entrevistas e debates devem apresentar: o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e debatedor(es), entrevistador(es) e mediador(es). Devem trazer também uma apresentação de, no máximo, 1 página. As entrevistas e os debates não devem exceder 20 páginas.

4. Sessão Criatividade: ensaios fotográficos, ilustrações, desenhos, partituras, poemas etc. Devem indicar título, em português e inglês, e nome(s) do(s) autor(es).

- No caso de ensaio fotográfico, o(s) proponentes devem encaminhar uma apresentação de no máximo 01 página; as imagens devem vir em preto e branco ou coloridas, sem extrapolar o limite de 10 imagens, as quais devem estar digitalizadas com resolução acima de 300dpi e formato TIF e devem vir acompanhadas da indicação do autor e do ano; legendas são opcionais;  solicitamos também as devidas autorizações de uso, incluindo a possível publicação de uma das fotos na capa da revista.

5. Estudos e pesquisas. Devem indicar título, resumo e abstract entre 100 e 150 palavras e cinco palavras-chave e keywords. Não devem exceder 12 páginas, incluídas as referências e notas.

6. Os trabalhos devem ser submetidos ao sistema eletrônico do site da revista. Os textos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Rich Text (.rtf) ou Word (.doc), compatível com Windows.

7. As notas devem ser numeradas com algarismos arábicos, em ordem crescente e listadas ao final do texto, antes das referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato: um único autor, (Elias, 2001) e (Elias, 2001, p. 120), e mais de um autor, (Hobsbawn; Ranger, 1984) e (Lévi Strauss; Eribom, 1990, p. 179). Títulos do mesmo autor com o mesmo ano de publicação devem ser identificados com uma letra após a data: (Foucault, 1988a) e (Foucault, 1988b). Citações com mais de 3 linhas devem ser apresentadas em parágrafo próprio.

8. As referências bibliográficas devem vir ao final do trabalho, depois das notas e listadas em ordem alfabética, obedecendo aos seguintes padrões exemplificados, segundo as normas da ABNT NBR 6023:

 

Livro

HANNERZ, Ulf. Exploración de la ciudad. México, Fondo de Cultura Económica, 1986.

Coletânea

GLICK, Thomas (Org.). A recepção do darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

Artigo em Coletânea

TOCH, Hans. The violence-prone police officer. In: GELLER, William A; TOCH, Hans (ed.). Police violence - understanding and controlling police abuse of force. New Haven: Yale University Press, 1996, p. 94-112.

Artigo em Periódico (versões impressa e eletrônica)

MARCUS, George. Identidades passadas, presentes e emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do século XX ao nível mundial. Revista de Antropologia, v. 34, São Paulo, 1991, p. 197-221.

RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos CEBRAP,  São Paulo,  n. 86, 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 15 ago. 2010.

Tese Acadêmica

SOBRAL, F. Ciência, tecnologia e poder; os interesses sociais na pesquisa. 1988. Tese (doutorado). Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1988.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Condições para submissão

     

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

     

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

    URLs para as referências foram informadas quando necessário.

    O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  4. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  5. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.