Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Diálogo das Letras  é uma publicação semestral editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Letras Estrangeiras e do Departamento de Letras Vernáculas/Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Editada exclusivamente em formato eletrônico, a partir de 2012, a revista expressa o desejo de promover a disseminação da produção científica, preferencialmente, de estudantes de pós-graduação stricto sensu, de professores universitários e de pesquisadores com título de mestre ou doutor. O objetivo da revista Diálogo das Letras é publicar e divulgar textos originais e inéditos resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, relacionados à temática do texto, discurso e ensino, privilegiando, sobretudo, temas que se articulem com as linhas de pesquisa "Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto" e "Estudos em argumentação, retórica e discurso", do GPET, e com as linhas de pesquisa "Texto e construção de sentidos" e "Discurso, memória e identidade", do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERN. 

 

 

Políticas de Seção

Dossiê

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) voltados para temáticas específicas propostas para cada número pela equipe editorial da revista. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção livre

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) dentro do escopo da revista, porém, sem a necessidade de vinculação com as temáticas específicas de cada volume.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) produzidos por alunos de pós-graduação, professores universitários e demais pesquisadores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Alunos de Graduação

Destinada a aceitar artigos científicos (com extensão de 08 a 20 páginas) produzidos por alunos de graduação.


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Destinada a receber resenhas (com extensão de 03 a 05 páginas), produzidas por pesquisadores mestres, doutorandos e doutores, de obras recentes (publicadas nos últimos 3 anos).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Destinada a acolher entrevistas realizadas com pesquisadores/pensadores da área dos estudos da linguagem, de renome nacional e internacional. Devem ser assinadas por até 03 pesquisadores (inclusive por pós-graduandos), com a condição de que um deles tenha o título de doutor; e devem tratar de questões relacionadas à temática do texto/discurso e seu ensino e se enquadrar na temática de cada chamada. Não se estabelece extensão em relação à quantidade de páginas, mas se recomenda que as entrevistas contenham de 06 a 12 perguntas e respostas. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) dentro do escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos submetidos à revista Diálogo das Letras, desde que adequados à temática definida para cada número, serão avaliados por 02 pareceristas membros do Conselho Consultivo. Os trabalhos são avaliados pelo sistema duplo cego, isto é, garante-se o anonimato de autores e pareceristas. Os pareceristas podem indicar a publicação do texto na íntegra ou mediante ajustes, ou ainda rejeitar a publicação. Em caso de os pareceristas sugerirem modificações, a aceitação e publicação do texto fica condicionada ao atendimento pontual, em tempo hábil (em até 15 dias), pelo(s) autor(es), das modificações apontadas no(s) parecer(es). Quando houver discrepância no resultado avaliativo, caberá a um terceiro emitir parecer decisivo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Editorial

  • Faz parte da política editorial da revista Diálogo das Letras aceitar trabalhos redigidos não só em português, como também em inglês, francês e espanhol.
  • Poderão ser enviados textos submetidos a eventos e publicados em seus anais, desde que seja feita menção, em nota de rodapé, ao evento em que o texto foi publicado.
  • Pesquisadores não vinculados a cursos de graduação e/ou de pós-graduação só poderão publicar na revista Diálogo das Letras quando apresentarem texto resultante de estudo/pesquisa desenvolvido em coautoria com alunos ou professores universitários.
  • Cada autor ou coautor só poderá submeter um texto para cada número.
  • Originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos.
  • Os textos deverão ser enviados obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa, em conformidade com o novo acordo ortográfico. A revisão dos mesmos ficará sob a responsabilidade do(s) proponente(s).
  • Os trabalhos que não atenderem às normas da revista não serão encaminhados aos pareceristas para avaliação.

 

Responsabilidade Autoral

  • Os dados e conceitos emitidos nos textos submetidos à apreciação, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras. Concordam ainda que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.
  • Política de ética e integridade na pesquisa e comunicação científica: Toda e qualquer pessoa que aparece listada como autora de um texto científico submetido à revista Diálogo das Letras assume ter participado ativamente de seu desenvolvimento,  da concepção e realização da pesquisa ao processo de escrita e revisão do texto. Sendo assim,  todas aquelas pessoas listadas declaram, em última instância, estarem aptas a defenderem e responderem publicamente pelo texto.  Com isso, espera-se que aquelas pessoas que não tiveram participação ativa e significativa no desenvolvimento do trabalho sejam tão somente incluídas e lembradas como parceiros em um agradecimento expresso em uma nota de rodapé.

 

Indexadores

Como forma de dar visibilidade aos trabalhos que publica, a revista Diálogo das Letras tem assumido o compromisso de ampliar de modo significativo o seu espaço de divulgação e seu alcance junto à comunidade acadêmico-cientpifica mediante o registro em diversas bases indexadoras e diretórios, nacionais e internacionais. No momento, Diálogo das Letras se encontra registrada em bases indexadores e diretórios como:

Doaj

Latindex

REDIB

e-Revistas

Erihplus

CiteFactor - Academic Scientific Journal 

WorldCat

CIRC

EZ3

DRJI

OAJI

MIAR

Portal SEER/Ibict

Sumários.org

Portal LivRe!

Diadorim

LATINOAMERICANA

Google Acadêmico

 

Ética na pesquisa e publicação científica

A revista Diálogo das Letras assume as Diretrizes sobre integridade na pesquisa científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Prezando por uma política de boas práticas na atividade editorial, a editoria da revista se pauta pelos princípios de conduta de editores de periódicos estabelecidos no Code of Conduct for Journal Editors, do Committee on Publication Ethics (COPE).