Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Diálogo das Letras é uma publicação exclusivamente on-line, de acesso aberto e gratuito, editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Departamento de Letras Vernáculas/Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Editada exclusivamente em formato eletrônico, a partir de 2012, a revista expressa o desejo de promover a disseminação da produção científica de estudantes de pós-graduação stricto sensu, de professores universitários e de pesquisadores com título de mestre ou doutor.

O objetivo da revista Diálogo das Letras é publicar e divulgar textos originais e inéditos resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, relacionados à temática do texto, discurso e ensino.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) voltados para temáticas específicas propostas para cada número pela equipe editorial da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção livre

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) dentro do escopo da revista, porém, sem a necessidade de vinculação com as temáticas específicas de cada volume.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) produzidos por alunos de pós-graduação, professores universitários e demais pesquisadores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Alunos de Graduação

Destinada a aceitar artigos científicos (com extensão de 08 a 20 páginas) produzidos por alunos de graduação.


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Destinada a receber resenhas (com extensão de 03 a 05 páginas) de obras recentes (publicadas nos últimos 3 anos) que abordem temática dentro do escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Destinada a acolher entrevistas realizadas com pesquisadores/pensadores da área dos estudos da linguagem, de renome nacional e internacional. Devem ser assinadas por até 03 pesquisadores (inclusive por pós-graduandos), com a condição de que um deles tenha o título de doutor; e devem tratar de questões relacionadas à temática do texto/discurso e seu ensino. Não se estabelece extensão em relação à quantidade de páginas, mas se recomenda que as entrevistas contenham de 06 a 12 perguntas e respostas. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) dentro do escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nominata de pareceristas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos submetidos à revista Diálogo das Letras, desde que adequados ao foco e escopo da revista, serão avaliados por 02 pareceristas membros do Conselho Consultivo e/ou consultores ad hoc convidados. Os trabalhos são avaliados pelo sistema duplo cego, isto é, garante-se o anonimato de autores e pareceristas. Os pareceristas podem indicar a publicação do texto na íntegra ou mediante ajustes, ou ainda rejeitar a publicação. Em caso de os pareceristas sugerirem modificações, a aceitação e publicação do texto fica condicionada ao atendimento pontual, em tempo hábil (em até 15 dias), pelo(s) autor(es), das modificações apontadas no(s) parecer(es). Quando houver discrepância no resultado avaliativo, caberá a um terceiro emitir parecer decisivo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Editorial

  • Faz parte da política editorial da revista Diálogo das Letras aceitar trabalhos redigidos não só em português, como também em inglês, francês e espanhol.
  • Poderão ser enviados textos submetidos a eventos e publicados em seus anais, desde que seja feita menção, em nota de rodapé, ao evento em que o texto foi publicado.
  • Pesquisadores não vinculados a programa de pós-graduação só poderão publicar na revista Diálogo das Letras quando apresentarem texto resultante de estudo/pesquisa desenvolvido em coautoria com professores universitários.
  • Cada autor ou coautor só poderá submeter um texto para cada número.
  • Originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos.
  • Os textos deverão ser enviados obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa, em conformidade com o novo acordo ortográfico. A revisão dos mesmos ficará sob a responsabilidade do(s) proponente(s).
  • Os trabalhos que não atenderem as normas da revista não serão encaminhados aos pareceristas para avaliação.

 

Responsabilidade Autoral

  • Os dados e conceitos emitidos nos textos submetidos à apreciação, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras. Concordam ainda que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.
  • Política de ética e integridade na pesquisa e comunicação científica: Toda e qualquer pessoa que aparece listada como autora de um texto científico submetido à revista Diálogo das Letras assume ter participado ativamente de seu desenvolvimento,  da concepção e realização da pesquisa ao processo de escrita e revisão do texto. Sendo assim,  todas aquelas pessoas listadas declaram, em última instância, estarem aptas a defenderem e responderem publicamente pelo texto.  Com isso, espera-se que aquelas pessoas que não tiveram participação ativa e significativa no desenvolvimento do trabalho sejam tão somente incluídas e lembradas como parceiros em um agradecimento expresso em uma nota de rodapé.

 

Indexadores

Como forma de dar visibilidade aos trabalhos que publica, a revista Diálogo das Letras tem assumido o compromisso de ampliar de modo significativo o seu espaço de divulgação e seu alcance junto à comunidade acadêmico-cientpifica mediante o registro em diversas bases indexadoras e diretórios, nacionais e internacionais. No momento, Diálogo das Letras se encontra registrada em bases indexadores e diretórios como:

Doaj

Latindex´

Thomson Reuters’ index Web of Science Emerging Sources Citation Index

REDIB

e-Revistas

Erihplus

MLA

Edubase

CiteFactor - Academic Scientific Journal 

WorldCat

CIRC

EZ3

DRJI

OAJI

Portal SEER/Ibict

Sumários.org

MIAR

LatinREV

Portal LivRe!

Diadorim

LATINOAMERICANA

Google Acadêmico

 

Ética na pesquisa e publicação científica

A revista Diálogo das Letras assume as Diretrizes sobre integridade na pesquisa científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Prezando por uma política de boas práticas na atividade editorial, a editoria da revista se pauta pelos princípios de conduta de editores de periódicos estabelecidos no Code of Conduct for Journal Editors, do Committee on Publication Ethics (COPE).
 

 

Pareceristas 2019

 

Adair Vieira Gonçalves

Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil 

Adriana Beloti

Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil 

Adriano Dias de Andrade

Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil 

Ady Canário de Souza Estevão

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

 Alex Garcia da Cunha

Sistema Idiomas, Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil

 Alice Áurea Penteado Martha

Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

 Aline Fernandes de Azevedo Bocchi

Universidade de Franca, Franca, São Paulo, Brasil

Allan Andrade Linhares

Universidade Federal do Piauí, Parnaíba, Piauí, Brasil

Alexandre Sebastião Ferrari Soares

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil 

Ana Carolina Vilela-Ardenghi

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 

Ana Lúcia Tinoco Cabral

Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil 

Ana Elisa Ferreira Ribeiro

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 

Anderson Cristiano da Silva

E.E. Prof. Alceu Maynard Araújo, São José dos Campos, São Paulo, Brasil 

Andrea Pisan Soares Aguiar

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil 

Andréia da Silva Daltoé

Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, Brasil

Antonia Dilamar Araújo

Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil 

Antônio Genário Pinheiro dos Santos

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, Rio Grande do Norte, Brasil 

Antonio Ozaí da Silva

Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil 

Audria Albuquerque Leal

Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal 

Benedito Gomes Bezerra

Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil 

Camila de Araújo Beraldo Ludovice

Universidade de Franca, Franca, São Paulo, Brasil 

Carlos Augusto Baptista Andrade

Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, São Paulo, Brasil 

Célia Maria de Medeiros

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil 

Christiano Titoneli Santana

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Pirapora, Minas Gerais, Brasil 

Clarice Lage Gualberto

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Cleide Inês Wittke

Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil 

Clemilton Lopes Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil 

Cláudia Mara Souza

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, Itabira, Minas Gerais, Brasil 

Claudia Rodrigues Murta

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil 

Clemilton Lopes Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil 

Daiane Neumann

Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil 

Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil 

Dantielli Assumpção Garcia

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil 

Dayala Paiva de Medeiros Vargens

Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil 

Dayse Grassi Bernardon

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná, Brasil 

Edilaine Buin Barbosa

Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil 

Eliana da Silva Tavares

Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil 

Elaine de Moraes Santos

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 

Eliane Fernandes Azzari

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, Brasil 

Érika de Moraes

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, São Paulo, Brasil 

Erivaldo Pereira do Nascimento

Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, Paraíba, Brasil 

Ernani César de Freitas

Universidade Feevale Novo Hamburgo, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil 

Evandro de Melo Catelão

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil 

Eulalia Vera Lucia Fraga Leurquin

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil 

Fabiano Santos Saito

Universidade do Estado de Minas Gerais, Carangola, Minas Gerais, Brasil 

Fatiha Dechicha Parahyba

Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil 

Fatima Cristina da Costa Pessoa

Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil 

Filomena Elaine Paiva Assolini

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil 

Francisca Janete da Silva Adelino

Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, Paraíba, Brasil 

Francisco de Freitas Leite

Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil 

Francisco Vieira da Silva

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil 

Gustavo Lima

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, Pernambuco, Brasil. 

Harrison da Rocha

Centro Universitário de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil 

Helena Regina Esteves de Camargo

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil 

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil 

Inti Anny Queiroz

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil 

Janayna Bertollo Cozer Casotti

 Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil 

Jauranice Rodrigues Cavalcanti

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil 

Jean Carlos Gonçalves

Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil 

Joseane de Souza

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil 

José Cezinaldo Rocha Bessa

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil 

José Roberto Alves Barbosa

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil 

Josilene Pinheiro-Mariz

Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil 

Juliana de Castro Santana

Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil 

Kátia Diolina Freire

Prefeitura do Município de Itatiba, Itatiba, São Paulo, Brasil 

Kelli da Rosa Ribeiro

Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil 

Leonor Werneck dos Santos

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil 

Lívia Suassuna

Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil 

Lucas da Cunha Zamberlan

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil 

Lucas Rodrigues Lopes

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim, Mogi Mirim, São Paulo, Brasil 

Luciana Cristina Ferreira

Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil 

Luciana Nogueira

Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil 

Luciane de Paula

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, São Paulo, Brasil 

Luiz Antônio Ferreira

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil 

Luiz Antônio Ribeiro

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Timóteo, Minas Gerais, Brasil 

Luiz Francisco Dias

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 

Luzia Bueno

Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, Brasil 

Manassés Morais Xavier

Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil 

Manoela Oliveira de Souza Santana

Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul, Gandu, Bahia, Brasil 

Marcos Luiz Cumpri

Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso, Brasil 

Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi

Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil 

Maria de Fátima Silva Amarante

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil 

Maria Eduarda Giering

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil 

Maria da Penha Casado Alves

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil 

Maria Inês Batista Campos

Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil 

Maria Iraci Sousa Costa

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil 

Miriam Bauab Puzzo

Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil 

Mariana Fernandes dos Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Eunápolis, Bahia, Brasil 

Maria Zenaide Valdivino da Silva

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil 

Marilda de Castro Laraia

Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil 

Marina Célia Mendonça

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, Brasil 

Marise Adriana Mamede Galvão

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, Rio Grande do Norte, Brasil 

Marize Barros Rocha Aranha

Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil 

Milena Moretto

Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, Brasil 

Monica Tavares Orsini

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil 

Nara Augustin Gehrke

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil 

Neiva Maria Tebaldi Gomes

Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil 

Poliana Dayse Vasconcelos Leitão

Prefeitura Municipal de João Pessoa, João Pessoa, Brasil 

Raimundo Expedito dos Santos Sousa

Universidade Federal de Minas Gerais, Distrito Federal, Brasília, Brasil 

Renata de Oliveira Carreon

Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil 

Rodrigo Acosta Pereira

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil 

Rodrigo Albuquerque Pereira

Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil 

Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto

Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal 

Rosângela Hammes Rodrigues

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Santa Catarina, Brasil 

Rosita Maria Bastos dos Santos

Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil 

Rudinei Barichello Augusti

Sociedade Educacional Três de Maio, Três de Maio, Rio Grande do Sul, Brasil 

Soraya Maria Romano Pacífico

Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil 

Sueli Cristina Marquesi

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil 

Vanice dos Santos

Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil 

Vera Lúcia Pires

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil