Diálogo das Letras – Vol. 7, N. 1, 2018 - Dossiê: "Gêneros de texto na perspectiva do Grupo de Genebra: reflexões teóricas e práticas"

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTOS DA REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS - VOL. 7, N.1, 2018.1 

 

A revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), periódico científico online e de acesso livre, editado pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Departamento de Letras Vernáculas/UERN/Campus de Pau dos Ferros, está com chamada aberta para recebimento de textos para compor o seu vol. 7, n. 1, 2018.  

A revista aceita a submissão de trabalhos para as seções LivreEntrevista e Resenhas, desde que dentro do foco e escopo da revista, e para a seção Dossiê, cuja temática do número é a seguinte: 

 

Gêneros de texto na perspectiva do Grupo de Genebra: reflexões teóricas e práticas

 

Ementa: Os estudos sobre os gêneros de texto têm se acentuado nas últimas décadas no Brasil, principalmente após a implementação, em 1998, dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desde então, as inúmeras pesquisas sobre essa temática pautam-se em diferentes concepções teóricas, definindo e caracterizando os gêneros, bem como analisando seus usos nas práticas sociais. Diante dessa diversidade de aportes teóricos e metodológicos, o propósito deste dossiê é reunir trabalhos inéditos que discutam sobre os gêneros de texto na perspectiva defendida pelo Grupo de Genebra, cujos principais representantes são Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz. Pautados em uma perspectiva bakhtiniana, que considera a dialogicidade da linguagem e os gêneros como “tipos relativamente estáveis de enunciados”, o grupo genebrino tem discutido como esses instrumentos podem ser didatizados, isto é, se tornar um objeto de ensino, uma vez que, para os didaticistas, são considerados como (mega)instrumentos para o agir nas mais diversas situações de linguagem. Nesse sentido, os autores da Escola de Genebra propõem o trabalho com sequências didáticas, definidas por eles como “[...] um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010, p. 82). Essas atividades têm a finalidade de fornecer aos professores e estudantes instrumentos necessários para melhor conhecer e manusear os gêneros e as situações de comunicação das quais fazem parte. Com essa perspectiva, serão priorizados estudos que: a) enfatizem as práticas docentes no que se refere ao ensino da leitura e da escrita por meio de gêneros; b) discorram sobre os multiletramentos, a partir do ensino de diferentes gêneros de texto; c) problematizem a formação docente com base no estudo teórico e metodológico dos gêneros de texto; d) contribuam com a reflexão sobre materiais didáticos e orientações curriculares acerca do trabalho com a leitura e a escrita, via gêneros.

 

Organizadores:

Prof. Dr. Joaquim Dolz (UNIGE - Suiça)

Prof. Dr. Bernard Schneuwly (UNIGE - Suiça)

Profa. Dra. Cleide Inês Wittke (UFPEL - Brasil)

Profa. Dra. Milena Moretto (USF - Brasil)

 

O prazo para submissão dos trabalhos se estende até o dia 31 de janeiro 2018 e a previsão de publicação é junho de 2018.  

Solicitamos que os trabalhos sejam enviados para o e-mail dialogodasletras@gmail.com e sigam rigorosamente as diretrizes para submissão de textos que se encontram na página da revista, no seguinte endereço: <http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines>.

 

 Equipe editorial.

  

CALL FOR PAPERS FOR THE JOURNAL DIÁLOGO DAS LETRAS

VOL. 7, No. 1, 2018.1

 

Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) is a free-access online scientific journal, edited by the Research Group in Production and Teaching of Text and associated to the Graduation Program in Languages, Department of Foreign Languages and the Department of Vernacular Languages / UERN / Pau dos Ferros Campus – Brazil. The journal has an open call to receive papers for its Vol. 7, No. 1, 2018. 

Submissions to Free, Interview and Review sections are accepted, as long as they are within the focus and scope of the journal. The topic designed for Dossier section is:

 

Text genres from the perspective of the Geneva Group: theoretical and practical reflections

 

Summary: Studies on text genres have stood out in recent decades in Brazil, mainly after implementation of the National Curricular Parameters in 1998. Since then, countless researches have been carried out in different theoretical concepts, defining and characterizing the genres, as well as analyzing their uses in social practices. Given such diversity of theoretical and methodological contributions, the purpose of this dossier is to receive unpublished works that discuss text genres in a perspective defended by Geneva Group, in which the main representatives are Bernard Schneuwly and Joaquim Dolz. Based on a Bakhtinian perspective, which considers the dialogicity of language and genres as "relatively stable types of utterances", the Geneva Group has discussed how those tools can be taught or become an object of teaching, once they are considered by didacticists as (mega)tools to act in the most diverse situations of language. In this sense, the Geneva scholars propose a work with didactic sequences, defined as "[...] a set of school activities organized in a systematic way, revolving around an oral or a written text genre" (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010, p.82). Those activities are intended to provide teachers and students with the tools they need to better understand and handle the genres and communicative situations in which they participate. With that perspective, this publication will prioritize studies that: a) emphasize teaching practices in respect to the teaching of reading and writing through genres; b) discuss multiliteracies, from the teaching of different text genres; c) problematize teacher training based on the theoretical and methodological study of text genres; d) contribute to the reflection on didactic materials and curricular guidelines for reading and writing activities through genres.

        

Organizers:

Prof. Joaquim Dolz (UNIGE – Switzerland)

Prof. Bernard Schneuwly (UNIGE – Switzerland)

Prof. Cleide Inês Wittke (UFPEL – Brazil)

Prof. Milena Moretto (USF – Brazil)

 

The submission deadline is January 31, 2018. The journal will be published in June, 2018. 

The papers should be sent to the email dialogodasletras@gmail.com, and the authors are required to see the guidelines for publication on the journal webpage at the following address:

<http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines>

 

 Editorial team.

  

APPEL POUR LA PUBLICATION DES TEXTES DANS LA REVUE DIÁLOGO DAS LETRAS - VOL. 7, N. 1, 2018.1

 

Le périodique Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), magazine scientifique en ligne et un accès gratuit, publié pour le Groupe de Recherche en Production et Enseignement de Texte et engagé au Programme d´Études Supérieures en Lettres, du Département de Lettres Modernes Étrangères et du Département de Lettres Vernaculaires/UERN/Campus de Pau dos Ferros, il est d´ouvrir l´appel pour recevoir des textes pour composer le volume 7, n. 1, 2018. 

Le périodique accepte la soumission de travaux pour les sections Libres, Interview et Commentaires, à condition qu´ils soient dans le foyer et la portée de la revue, et pour la section Dossier, don’t le thème du mémero les suivants:    

 

Genres de texte dans la perspective du Groupe de Genève: des réflexions théoriques et pratiques

 

Texte de cadrage: Les études sur les genres de texte se sont élargies dans les dernières dizaines d’années au Brésil, en particulier après l’implémentation des Paramètres Curriculaires Nationaux (Parâmetros Curriculares Nacionais) en 1998. Depuis, un grand nombre de recherches sur cette thématique s’appuient sur différentes conceptions théoriques pour définir et caractériser les genres, en analysant également leurs usages dans les pratiques sociales. Face à cette diversité d’apports théoriques et méthodologiques, le but de ce dossier est de réunir des travaux inédits qui discutent sur les genres de texte dans la perspective soutenue par le Groupe de Genève dont les principaux représentants sont Bernard Schneuwly et Joaquim Dolz. Basé sur une perspective bakhtinienne, qui considère le dialogisme de la langue et les genres come étant des “types relativement stables d’énoncés”, le groupe genevois discute, dans ses travaux, comment ces outils peuvent être didactisés, autrement dit, devenir des objets d’enseignement, vu que, pour les didacticiens, ils sont considérés comme des (méga)instruments pour agir dans les situations langagières les plus diverses. Dans ce sens, les auteurs de l´École de Genève proposent un travail avec des séquences didactiques, définies comme “[...] un ensemble d´activités scolaires organisées de manière systématique autour d´un genre de texte oral ou écrit” (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010, p. 82). La finalité de ces activités est de fournir aux enseignants et aux élèves des outils nécessaires pour mieux connaitre et utiliser les genres et les situations de communication dont ils font partie. Avec cette approche, seront priorisées les études qui: a) mettent l’accent sur les pratiques enseignantes concernant l’enseignement de la lecture et de l’écriture à travers des genres; b) abordent les multilittératies, à partir de l´enseignement de différents genres de texte; c) problématisent la question de la formation des enseignants sur la base d’une étude théorique et méthodologique des genres de texte; d) contribuent à la réflexion sur les moyens d’enseignement et les orientations curriculaires à propos du travail avec la lecture et l’écriture via genres.

   

Organisateurs:

Prof. Joaquim Dolz (UNIGE – Suisse)

Prof. Bernard Schneuwly (UNIGE – Suisse)

Prof. Cleide Inês Wittke (UFPEL- Brésil)

Prof. Milena Moretto (USF – Brésil)

 

Le délai de présentation des textes étend le jour 31er Janvier 2018 et la publication prévue est Juin 2018. 

Nous demandons que les travaux sont envoyées pour le mail: dialogodasletras@gmail.com et suivre strictement les directives pour la soumission des textes qui sont dans la page du périodique, à l´adresse suivante: <http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines>.

 

L’Équipe de Rédaction

 

 

 


 

 



Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.


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Classificação Qualis/CAPES (Quadriênio 2013-2106):
B1 em Letras/Linguística
B1 em Educação
B1 em Ensino
B2 em Interdisciplinar
B4 Ciência Política e Relações Internacionais