A divulgação científica nas mídias sociais: o caso do blog Bússola

Rejane Ricardo Ferreira

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo compreender como o blog Bússola, que integra o site da revista científica Ciência Hoje, se organiza e em que medida contribui para o processo de divulgação da ciência para a sociedade em geral. Para isso, foram observados aspectos relacionados à organização das informações e as diferentes estratégias discursivas empregadas pelo enunciador com o intuito de informar e também de suscitar maior interesse pela leitura por parte dos internautas. Para a fundamentação teórica, empregou-se a teoria Semiolinguística, que sustenta a noção de contrato de midiatização científica proposto por Charaudeau (2008) e estudos de Adam e Lugrin (2000) sobre hiperestrutura. Além disso, aproveitaram-se as categorizações sugeridas por Primo (2011) acerca do termo Interatividade e as considerações propostas por Xavier (2009) que abordam a noção de Hipertexto, pois se levou em conta que o blog possui características pertinentes às iniciativas de webjornalismo. Utilizou-se na presente pesquisa ideia apresentada por estudiosos da divulgação científica como Charaudeau (2008) e Vogt (2006), entre outros. O desafio deste estudo é mostrar que a simplicidade do discurso empregado, a escolha de imagens e de sinais de pontuação e a organização de uma postagem no blog formam um conjunto de estratégias que podem servir para transformar a linguagem científica em uma linguagem acessível a todos.

Palavras-chave


Blog; Midiatização científica; Popularização da ciência.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAM, J.-M. & LUGRIN, G. L’hyperstructure: unmodeprivilégié de présentationdesévénementsscientifiques. Notas de Cediscor, n.6, 2000, p. 133-149. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2010.

CHARAUDEAU, P. (org). Du discours de vulgarisation au discous de médiatisation scientifique. La médiatisation de la science. Bruxelles: Éditions De Boeck, 2008a.

______. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2008b.

______. Do contrato de comunicação em geral. In: Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

CIÊNCIA HOJE. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2010.

LÉVY, P. A Emergência do Cyberspace e as mutações culturais. In: PELLANDA, N.M.C e PELLANDA, E.C. (org). Ciberespaço: Um hipertexto com Pierre Lévy. Artes e Ofícios. Porto Alegre, RS. 2000.

MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2010.

MALINI, F. Por uma genealogia da Blogosfera: considerações históricas (1997 a 2001). Disponível em: Acesso em: 14 out. 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Relatório UNESCO sobre ciência 2010.

PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011.

RECUERO, R. da C. Weblogs, Webrings e Comunidades Virtuais. Biblioteca on-line de ciências da comunicação. 2003. Disponível em:

webrings-comunidades-virtuais.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2010.

SOUZA, C. M.; SILVEIRA, T. S. Ciência e tecnologia na mídia impressa paulista. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande. Set. 2001. Disponível em:. Acesso em: 20 set. 2010.

TELLES, A. Geração Digital. São Paulo. Landscape, 2009.

VOGT, C (org). Cultura Científica: desafios. São Paulo. Edusp, 2006.

XAVIER, A. C. S. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.




DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v4i1.1365

 
 
 
Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.
 
 
Indexada em:
 
 
Associada à Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC:
 
 
Registrada no CrossRef:
 
 
Classificação Qualis/CAPES (Quadriênio 2013-2106):
B1 em Linguística e Literatura
B1 em Educação
B1 em Ensino
B2 em Interdisciplinar
B4 Ciência Política e Relações Internacionais