A entonação valorativa em atividades de livro didático de português do ensino fundamental

Jane Cleide dos Santos Bezerra, Sergio Vale da Paixão, Renilson José Menegassi

Resumo


Analisamos como o conceito de entonação valorativa se manifesta em atividades de leitura no Livro Didático de Português na atualidade. Ao darmos ênfase ao papel da entonação enquanto elemento que contribui na construção de sentido do enunciado, aceitamos que esse conhecimento auxilia no desenvolvimento da autonomia do aluno-leitor, pois é pela leitura que se constitui como um respondedor ativo sobre as coisas e os fatos do mundo em que vive. Daí a opção de utilizarmos como locus deste estudo o livro didático de Português, já que este recurso permite a efetivação do caráter dialógico da linguagem, pois a utilização do texto em atividades de ensino passa a ser o principal requisito para que os discursos sejam constituídos pelo sujeito aprendiz. As coleções escolhidas para análise foram adotadas no Município de Arapiraca (AL), no PNLD-LP/2017. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, fundamentada nos estudos do Círculo de Bakhtin, e, como resultados, apontamos que a entonação, enquanto conceito axiológico, está presente no livro didático de forma explícita e implícita, e a compreensão de sua manifestação é condição fulcral para que o aluno realize as tarefas de construção de sentidos no processo de leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. V. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. V. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução: Valdemir Miotello, Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. V.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Michel Lahud, Yara Frateschi. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens, 9º ano. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

DAHLET, V. A entonação no dialogismo Bakhtiniano. In: BRAIT, B. (Org.). Mikhail Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. 2. ed. Campinas, SP: editora da Unicamp, 2005, p. 249-264.

DUBBOIS, J (org.). Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 2006 [1973].

FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2011.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Américo, Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2016.

MENEGASSI, R. J.; CAVALCANTI, R. S. de M. Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. Revista Alfa, São Paulo, v. 57, n. 2, p. 433-450, 2013. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/download/5133/4669. Acesso em: 20 de mai. 2018.

OLIVEIRA, T. A.; SILVA, E. G. O.; SILVA, C. O.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo linguagens: Língua Portuguesa – 6º ano. São Paulo: IBEP, 2015, p. 57.

PEREIRA, C. S.; BARROS, F. P.; MARIZ, L. Universos: Língua Portuguesa, 6º ano. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2015.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

TEZZA, C. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e linguística. Tradução e adaptação de Rodolfo Ilari; revisão técnica de Ingedore V. Koch e Taïs Cristófaro Silva. São Paulo: Contexto, 2011.

VOLOCHÍNOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1926], p. 71-100.




DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v8i3.4118

 
 
 
Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.
 
 
Indexada em:
 
 
Associada à Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC:
 
 
Registrada no CrossRef:
 
 
Classificação Qualis/CAPES (Quadriênio 2013-2106):
B1 em Linguística e Literatura
B1 em Educação
B1 em Ensino
B2 em Interdisciplinar
B4 Ciência Política e Relações Internacionais