Representações discursivas de Dilma Rousseff: discurso de defesa do impeachment

Albaniza Brígida de Oliveira Neta, Maria Eliete de Queiroz

Resumo


Neste artigo, temos como temática estudar as representações discursivas de Dilma Rousseff. O objetivo é investigar como essas representações discursivas de si foram construídas no discurso de defesa do processo de impeachment, proferido por Dilma Rousseff, no Senado Federal, no dia 29 de Agosto de 2016. Os pressupostos teóricos estão amparados na Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos, sendo considerada uma corrente teórico-metodológica e descritiva proposta por Adam (2011) que analisa textos concretos produzidos em situações reais de comunicação, promovendo, assim, a produção co(n)textual de sentidos. O nível de análise é o semântico, focalizando a categoria da representação discursiva. Metodologicamente, esse estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, documental e descritivo-interpretativista. O corpus é composto pelo discurso de defesa de Dilma Rousseff, coletado no site do Governo Federal. As categorias semânticas utilizadas para a construção das representações discursivas são a referenciação, a modificação (de referentes e predicações), a predicação, a localização espacial e temporal e a relação. Na análise, foram recortados fragmentos do discurso em que a imagem do locutor aparece identificada. Os resultados apontam que as representações discursivas de Dilma Rousseff são de torturada, resistente, lutadora e jovem fazendo menção ao fato histórico que vivenciou no seu passado que foi a ditadura militar. As Representações discursivas da locutora como acusada injustamente e condenada se referem ao processo de impeachment. Concluímos que todas as representações discursivas apontam para a história de vida da locutora, remetendo a sua vida passada, presente e futura.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAM, J. M. A Linguística Textual: introdução à análise textual dos discursos. Tradução: RODRIGUES, M. das G. S.; SILVA NETO, J. G.; PASSEGGI, L.; LEURQUIN, E. V. L. F. São Paulo: Cortez, 2011.

BERNARDINO, R. A. S. A responsabilidade enunciativa em artigos científicos publicados em periódicos da área de Letras. 2015. 286f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2015.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.

PASSEGGI, L. et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, M. Q.; BENTES, A. C. (Orgs.). Linguística de texto e análise de conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

QUEIROZ, M. E. de; NETA, A. B. de O. Análise Textual Discursiva: representações discursivas de Dilma Rousseff em um discurso político. In: COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO, 4, 2017, Mossoró. Anais... Mossoró: Edições UERN, 2017.

QUEIROZ, M. E. de; ALMEIDA, W. M. Povo brasileiro: representações discursivas no discurso da presidenta Dilma Rousseff. Diálogo das Letras, v. 05, p. 82-96, 2016.

QUEIROZ, M. E. Representações discursivas no discurso político. “Não me fiz sigla e legenda por acaso”: o discurso de renúncia do senador Antonio Carlos Magalhães (30/05/2001). 2013. 188f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2013.

RODRIGUES, M.; PASSEGGI, L.; SILVA NETO, J. G (orgs.). “Voltarei. O povo me absolverá...”: a construção de um discurso político de renúncia. In: ADAM, Jean-Michel.; HEIDEMANN, Ute. MAIGUENEAU, D. Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010, p. 151-208.

ROUSSEFF, D. V. Discurso de defesa de Dilma Rousseff no Senado - Brasília/DF. Disponível em: < http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/08/29/veja-a-integra-do-discurso-de-defesa-de-dilma-no-senado>. Acesso em: 30 ago. 2016.




DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v8i3.4131

 
 
 
Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.
 
 
Indexada em:
 
 
Associada à Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC:
 
 
Registrada no CrossRef:
 
 
Classificação Qualis/CAPES (Quadriênio 2013-2106):
B1 em Linguística e Literatura
B1 em Educação
B1 em Ensino
B2 em Interdisciplinar
B4 Ciência Política e Relações Internacionais