Diálogo das Letras

Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) é uma publicação semestral, exclusivamente online, de acesso aberto e gratuito, editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Letras/Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Aberta a leitores e colaboradores nacionais e estrangeiros interessados em ler e/ou publicar investigações desenvolvidas no âmbito dos estudos da linguagem, a revista tem como objetivo divulgar textos originais e inéditos resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, relacionados à temática do texto, discurso e ensino.

Com circulação a partir de 2012, o periódico, que conta hoje com um atuante conselho de pareceristas de notável reconhecimento na área, tem mantido, desde a sua gênese, a regularidade de 02 números por ano, com publicações em julho e dezembro. Tem também assumido o compromisso de ampliar de modo significativo o seu espaço de divulgação mediante a indexação em diversas bases indexadoras, nacionais e internacionais: Doaj, Latindex, REDIB, e-Revistas, CiteFactor - Academic Scientific Journal, Portal SEER/Ibict, Sumários.org, Portal LivRe!, Diadorim, LATINOAMERICANA, como forma de dar visibilidade aos trabalhos que publica.

A partir do segundo número do ano de 2014, a revista Diálogo das Letras passa por um processo de reformulação em seu espaço editorial. Deixam de existir as seções Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores e Artigos de Alunos de Graduação. No lugar delas, a revista passa a adotar as seguintes seções: Dossiê e Seção livre. Enquanto a seção de Dossiê se propõe a acolher artigos científicos voltados para temáticas específicas propostas para cada número pela equipe editorial da revista, a Seção livre se propõe a acolher artigos dentro do seu escopo, porém, sem a necessidade de vinculação com as temáticas específicas de cada volume. Além disso, se antes havia uma seção dedicada especificamente à publicação de artigos científicos de estudantes de graduação, a partir de agora, as duas seções passam a ter como autores preferenciais estudantes de pós-graduação stricto sensu, professores universitários e pesquisadores mestres ou doutores. Estudante de graduação pode publicar trabalho, desde, porém, que em coautoria com seu respectivo orientador, com titulação de doutor. 

Notícias

 

CHAMADA DE TRABALHOS VOL 5. N. 02 (2016)

 

TEMÁTICA DO DOSSIÊ: MULTIMODALIDADE E ENSINO

A seção temática desta edição visa a publicar artigos científicos inéditos que apresentem resultados de trabalhos que investiguem a multimodalidade aplicada ao ensino de línguas, em níveis de educação básica e superior, seja em contexto brasileiro ou internacional, e que tragam contribuições para a área de multimodalidade e Linguística Aplicada. Os artigos podem trazer diferentes perspectivas teóricas desenvolvidas no campo dos estudos da Linguística Aplicada. Nesse sentido, os artigos podem ter como foco análises e propostas de materiais didáticos, de recursos pedagógicos e de práticas de ensino, em língua materna ou estrangeira, bem como a relação entre linguagem verbal e não verbal em textos diversos e suas implicações para o ensino.

Organizadoras:

Dra. Antonia Dilamar Araújo (UECE)

Dra. Maria Zenaide Valdivino da Silva (UERN)

Prazo para submissão de trabalhos: até 30 de setembro de 2016.

Previsão de publicação: final de dezembro de 2016. 

 
Publicado: 2016-07-29 Mais...
 

CHAMADA DE TRABALHOS VOL 5. N. 01 (2016)

 

NOTA: Os textos submetidos a esta chamada estão em processos de editoração e edição para publicação.

 

TEMÁTICA DO DOSSIÊ: ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS

Ementa: A proposta temática deste número da revista Diálogo das Letras pretende congregar trabalhos teóricos e/ou analíticos de abordagens linguísticas e discursivas do texto centradas nos postulados do quadro teórico da Análise Textual dos Discursos (ATD). Este número aceita ainda contribuições que busquem estabelecer interlocuções entre fundamentos teórico-metodológicos da ATD e outros domínios dos estudos da linguagem.

 

Organizadores:

Dra. Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN)

Dr. Luis Passegi (UFRN)

Dra. Maria Eliete de Queiroz (UERN)

 

 
Publicado: 2015-09-18 Mais...
 
Mais Notícias...

Vol. 4, No 2 (2015): Linguística Aplicada e estudos do texto e do discurso no Brasil

Sumário

Apresentação

... PDF
Alexandro Teixeira Gomes, Adriana Morais Jales 2-4

Dossiê

O estatuto do texto nos documentos oficiais contemporâneos e sua utilização no ENEM PDF
Cícera Agostinho de Sá, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa 5-19
O trabalho com os gêneros orais na prática de ensino de uma professora do ensino fundamental PDF
Laís Maria Álvares Rosal Botler, Lívia Suassuna 20-52
Linguística Aplicada crítica e ensino de línguas com blog: diálogos possíveis PDF
Manoela Oliveira de Souza Santana 53-63
A constituição do gênero dissertação-argumentativa: análise de enunciados da proposta de redação sobre internet ENEM e FUVEST PDF
Nathalia Maria Soares 64-79

Seção livre

O olhar da semiótica francesa sobre as relações de poder na sala de aula PDF
Neliane Raquel Macedo Aquino, Bruno Gomes Pereira 80-92
O letramento digital no curso de Letras da UERN PDF
Luan Talles de Araújo Brito, Demóstenes Dantas Vieira, Antônio Luciano Pontes 93-105
Faça o que eu digo e faça o que eu faço: reflexões teóricas sobre estratégias da argumentação PDF
Leusa Cristina Bezerra dos Santos 106-119
Microtipografia: uma abordagem sobre a recepção de um texto em três diferentes formas de inscrição PDF
Marta Rocha Costa 120-131
Formação docente no PIBID/UERN: contribuições para o ensino da língua portuguesa PDF
Josefa Christiane Mendes Martins, Crígina Cibelle Pereira 132-144
Produção textual em uma coleção didática de Língua Portuguesa: concepções subjacentes e metodologia para o trabalho com gêneros PDF
Shenia Bezerra 145-158

Resenhas

A redescoberta do texto na língua, na literatura e no ensino PDF
Ivanaldo Santos 159-160


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.

Indexada em: Doaj, Latindex, REDIB, Sumários.org, Portal LivRe!, Diadorim, e-Revistas, CiteFactor - Academic Scientific Journal, LATINOAMERICANA, Portal SEER/Ibict.