Diálogo das Letras

Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) é uma publicação semestral, exclusivamente online, de acesso aberto e gratuito, editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Departamento de Letras Vernáculas/Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Aberta a leitores e colaboradores nacionais e estrangeiros interessados em ler e/ou publicar investigações desenvolvidas no âmbito dos estudos da linguagem, a revista tem como objetivo divulgar textos originais e inéditos resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, relacionados à temática do texto, discurso e ensino.

Com circulação a partir de 2012, o periódico, que conta hoje com um atuante conselho de pareceristas de notável reconhecimento na área, tem mantido, desde a sua gênese, a regularidade de 02 números por ano, com publicações em julho e dezembro. Tem também assumido o compromisso de ampliar de modo significativo o seu espaço de divulgação mediante a indexação em diversas bases indexadoras, nacionais e internacionais (Doaj, Latindex, REDIB, e-Revistas, Erihplus, CiteFactor - Academic Scientific Journal, WorldCat, EZ3, DRJI, Portal SEER/Ibict, Sumários.org, Portal LivRe!, Diadorim, LATINOAMERICANA e Google Acadêmico) como forma de dar visibilidade aos trabalhos que publica.

A partir do segundo número do ano de 2014, a revista Diálogo das Letras passa por um processo de reformulação em seu espaço editorial. Deixam de existir as seções Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores e Artigos de Alunos de Graduação. No lugar delas, a revista passa a adotar as seguintes seções: Dossiê e Seção livre. Enquanto a seção de Dossiê se propõe a acolher artigos científicos voltados para temáticas específicas propostas para cada número pela equipe editorial da revista, a Seção livre se propõe a acolher artigos dentro do seu escopo, porém, sem a necessidade de vinculação com as temáticas específicas de cada volume. Além disso, se antes havia uma seção dedicada especificamente à publicação de artigos científicos de estudantes de graduação, a partir de agora, as duas seções passam a ter como autores preferenciais estudantes de pós-graduação stricto sensu, professores universitários e pesquisadores mestres ou doutores. Estudante de graduação pode publicar trabalho, desde, porém, que em coautoria com seu respectivo orientador, com titulação de doutor. 

Notícias

 

DIÁLOGO DAS LETRAS - VOL. 06, N. 01, 2017

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTOS DA REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS – VOL. 6, N.01, 2017.1

 

A revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), periódico científico online e de acesso livre, editado pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Departamento de Letras Vernáculas/UERN/Campus de Pau dos Ferros, está com chamada aberta para recebimento de artigos científicos para compor o seu vol. 6, n.1, 2017, cuja temática do Dossiê é: Avaliação, revisão e reescrita textual.

Ementa: O ensino-aprendizagem da escrita na educação básica e superior continua sendo uma temática atual e pertinente, em torno da qual muitas pesquisas vêm sendo feitas no Brasil e em outros países. Especificamente, um elemento desse contexto tem lugar destacado: o processo de avaliação da aprendizagem e, dentro dele, o de revisão e reescrita textual. Assim, objetivamos, por meio da presente chamada, reunir trabalhos inéditos, de cunho teórico e prático, de pesquisadores que tratem de distintos e variados aspectos relacionados ao tema da avaliação, revisão e reescrita textual. Serão priorizados estudos que: a) resultem de levantamento bibliográfico ou de retrospectiva histórica; b) tematizem a avaliação da escrita escolar do ponto de vista de um ou mais campos da linguística, com ênfase na exploração de operações linguísticas, textuais e discursivas envolvidas na reescrita textual; c) focalizem práticas docentes de avaliação da escrita escolar, contemplando, por exemplo, os tipos de intervenção e os parâmetros/critérios de avaliação adotados; d) contribuam com a análise de manuais de revisão, materiais didáticos e documentos curriculares; e) problematizem a formação do professor enquanto avaliador do texto do aluno.

Organizadoras:

Profa. Dra. Lívia Suassuna (UFPE)

Profa. Dra. Rosângela Alves dos Santos Bernardino (UERN)

Além de acolher artigos científicos para a seção Dossiê, a Diálogo das Letras aceita também textos para a seção Livre e para as seções Entrevista e Resenhas, desde que eles estejam dentro do escopo da revista.

O prazo de submissão dos trabalhos se estende até o dia 05 de março de 2017 e a previsão de publicação é até o final de julho de 2017.

Solicitamos que os trabalhos sejam enviados para o e-mail dialogodasletras@gmail.com e sigam rigorosamente as diretrizes para publicação de textos que se encontram na página da revista, no seguinte endereço:

<http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines>  

 

CALL FOR PAPERS FOR THE JOURNAL DIÁLOGO DAS LETRAS – VOL. 6, No.01, 2017.1

 

Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), a free-access online scientific journal, edited by the Group of Research in Production and Text Teaching and linked to the Postgraduate Program in Languages, Department of Foreign Languages and the Department of Vernacular Languages/UERN/Pau dos Ferros campus – Brazil, has an open call to receive scientific articles for its vol. 6, n.1, 2017, whose thematic dossier is: Evaluation, revision and textual rewriting.

Syllabus: Teaching and learning of writing in primary and higher education continues to be a current and relevant theme; and in regard to it, much research has been done in Brazil and in other countries. Specifically, one element of this context has a prominent place: the learning assessment process and, within it, the revision and textual rewriting process. Thus, we aim, through this call, to gather unpublished works, both theoretical and practical, of researchers dealing with different and varied aspects related to the subject of evaluation, revision and textual rewriting. Priority will be given to studies that: a) derive from a bibliographical or historical retrospective survey; b) approach the evaluation of school writing from the point of view of one or more fields of linguistics, with emphasis on the exploration of linguistic, textual and discursive operations involved in textual rewriting; c) focus on teaching practices of evaluation of school writing, contemplating, for example, the types of intervention and the evaluation parameters/criteria adopted; d) contribute to the analysis of revision manuals, didactic materials and curricular documents; e) problematize the teacher's training as an evaluator of the student's text.

Organizers:

Prof. Lívia Suassuna, Phd (UFPE)

Prof. Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Phd (UERN)

In addition to receiving scientific articles for the Dossier section, Diálogo das Letras also accepts texts for the Free section and for the Interview and Review sections, as long as they are within the scope of the journal.

The submission deadline is until March 5, 2017 and the publication shall be at the end of July, 2017.

The papers should be sent to the email dialogodasletras@gmail.com, and please see the guidelines for publication on the page of the journal at the following address:

<http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines>

 

APPELS À CONTRIBUTION REVUE DIÁLOGO DAS LETRAS – VOL. 6, N.01, 2017.1

 

La revue Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), revue scientifique online et d’accès libre, éditée par le Groupe de Recherche en Production et Enseignement de Textes (GPET), rattaché au programme de Post-graduation en Lettres du Département de Lettres Modernes Étrangères et du Département de Lettres Vernaculaires/UERN/Campus de Pau dos Ferros, accepte des articles scientifiques en vue du vol. 6, n.1, 2017, dont la thématique du Dossier est la suivante : Évaluation, révision et réécriture textuelle.

Description : L’enseignement/apprentissage de l’écrit dans l’enseignement primaire, secondaire et supérieur est une thématique d’actualité qui a mobilisée de nombreuses recherches tant au Brésil que dans d’autres pays. Dans ce contexte, un élément occupe une place appart : le processus d’évaluation de l’apprentissage et, en particulier, l’évaluation de la révision et de la réécriture textuelle. Aussi avons-nous comme objectif de réunir des travaux scientifiques inédits aussi bien théoriques que pratiques traitant des divers aspects en relation au thème de l’évaluation, révision et réécriture textuelle. Seront retenus en priorité les études qui a) réalisent une révision bibliographique ou une rétrospective historique de la thématique en question; b) présentent l’évaluation de l’écriture scolaire du point de vue d’un ou plusieurs champs de la linguistique, en particulier l’exploration d’opérations linguistiques, textuelles et discursives contenues dans la réécriture textuelle ; c) se centrent sur les pratiques des professeurs en ce qui concerne l’évaluation de l’écriture scolaire, dévoilant les types d’interventions pédagogiques et les paramètres/critères d’évaluation adoptés ; d) analysent des manuels de révision, matériels didactiques et documents du curriculum scolaire ; e) problématisent la formation du professeur en tant qu’évaluateur du texte de l’élève.

Organisatrices:

Professeure Docteur Lívia Suassuna (UFPE)

Professeure Docteur Rosângela Alves dos Santos Bernardino (UERN)

En plus d’accueillir des articles pour la section Dossier de chaque numéro, la revue Diálogo das Letras reçoit également des articles divers pour la section Libre et dans les sections Entretiens et Comptes rendus de lecture à condition qu’ils se situent dans l’optique de la revue.

Le délai de soumission des travaux va jusqu’au 5 mars 2017 et la parution des articles est prévue pour fin juillet 2017.

Les travaux doivent être envoyés au courrier électronique dialogodasletras@gmail.com et doivent suivre rigoureusement les orientations de publication de textes qui se trouvent à la page de la revue dans l’adresse ci-dessous :

<http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines>

 

CONVOCATORIA PARA LA PUBLICACIÓN DE TEXTOS DE LA REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS – VOL. 6, N.01, 2017.1

 

La revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), periódico científico online y de acceso libre, editado por el Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) y vinculado al Programa de Pos-Graduación en Letras, del Departamento de Letras Extranjeras y del Departamento de Letras Vernáculas/UERN/Campus de Pau dos Ferros, abre convocatoria para la recepción de artículos científicos para componer su vol. 6, n.1, 2017, cuya temática del Dossier es: Evaluación, revisión y reescritura textual.

Asunto: La enseñanza-aprendizaje de la escritura en la educación básica y superior sigue siendo una temática actual y pertinente, en torno a la cual se están llevando a cabo muchas investigaciones en Brasil y en otros países. En especial, hay un elemento en este contexto que tiene un lugar destacado: el proceso de evaluación del aprendizaje y, dentro de él, la revisión y reescritura textual. Así, esta convocatoria tiene como objetivo reunir trabajos inéditos, de cuño teórico y práctico, de investigadores que traten los distintos y variados aspectos relacionados con el tema de la evaluación, revisión y reescritura textual. Se dará prioridad a los estudios que: a) resulten de un inventario bibliográfico o de una retrospectiva histórica; b) versen sobre la evaluación de la escritura escolar desde el punto de vista de uno o más campos de la lingüística, con énfasis en la exploración de operaciones lingüísticas, textuales y discursivas implicadas  en la reescritura textual; c) enfoquen prácticas docentes de evaluación de la escritura escolar, contemplando, por ejemplo, los tipos de intervención y los parámetros/criterios de evaluación adoptados; d) contribuyan con el análisis de manuales de revisión, materiales didácticos y documentos curriculares; e) problematicen la formación del profesor como evaluador del texto del alumno.

Organizadoras:

Prof. Dra. Lívia Suassuna (UFPE)

Prof. Dra. Rosângela Alves dos Santos Bernardino (UERN)

Además de acoger artículos científicos para la sección Dossier, Diálogo das Letras acepta también textos para la sección Livre y para las secciones Entrevista y Resenhas, siempre que dichos artículos estén dentro del ámbito temático de la revista.

El plazo límite para la recepción de los trabajos es el día 5 de marzo de 2017 y la publicación está prevista para finales de julio de 2017.

Solicitamos que los trabajos se envíen por correo electrónico a: dialogodasletras@gmail.com y que sigan rigurosamente las directrices para la publicación de los textos que se encuentran en la página de la revista, en el siguiente enlace:

<http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines>

 

Equipe editorial.

Editorial team.

L’Équipe de Rédaction.

El Equipo Editorial.

 
Publicado: 2017-01-18 Mais...
 
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Vol. 5, No 1 (2016): Análise Textual dos Discursos

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF
Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, Maria Eliete de Queiroz 2-5

Dossiê

Análise textual dos discursos e a abordagem enunciativa da argumentação: a responsabilidade enunciativa e as estratégias linguístico-textuais da orientação argumentativa da sentença judicial de crime contra a dignidade sexual PDF
Emiliana Souza Soares, Maria das Graças Soares Rodrigues 6-35
Análise textual dos discursos de criminalização do movimento ‘Ocupe Estelita’ pelos textos jornalísticos em Pernambuco PDF
Gabriel Santana, José Roberto de Luna Filho, Maria Virgínia Leal 36-54
O plano de texto na narrativa contada por remanescente Quilombola PDF
Josinaldo Pereira de Paula 55-81
Povo brasileiro: representações discursivas no discurso da presidenta Dilma Rousseff PDF
Welisandra Moreira de Almeida, Maria Eliete de Queiroz 82-96

Seção livre

O processo de leitura mediado por gêneros: um olhar sobre a transposição didática em livros didáticos PDF
Alvaro Monteiro Carvalho Arcanjo 97-121
O debate político no Brasil de 2014: as perguntas na construção do discurso polêmico PDF
Priscila Caxilé Soares, Larisse Carvalho de Oliveira, Maria de Fátima Sousa Lopes 122-138
A construção da significação e do sentido em Português como língua estrangeira PDF
Gabrielle Perotto de Souza da Rosa 139-159
Transformando o ensino de literatura: uma reflexão sobre tradição e eurocentrismo PDF
Adilson Vagner de Oliveira, Lauane Sthéfani Coutinho dos Santos, Stephanie Yumi Kuabara 160-174
Crenças em EAD: o olhar de alunos ingressantes de um curso de Letras PDF
Lívia Letícia Zanier Gomes 175-194
Monteiro Lobato: racista ou retratista de seu tempo? PDF
Marília Garcia Boldorini, Taiza Mara Rauen Moraes 195-216
Notícia e editorial: procedimentos de análise linguística e sua relação com a construção de sentido nos gêneros jornalísticos PDF
Maiara Cristina Segato 217-233
Um conceito e o seu tempo: uma breve revisão de literatura sobre gêneros do discurso PDF
Otalmir da Rocha Gomes Júnior, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares 234-250
Argumentação no discurso da presidente Dilma Roussef em entrevista no Programa do Jô: uma proposta de análise semântico-pragmática PDF
Andreza Carubelli Sapata 251-268
A referenciação na escrita acadêmica: uma análise de anáforas encapsuladoras em monografias produzidas por alunos do curso de Letras da UERN/campus de Pau dos Ferros PDF
Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Larissa Yohara Gomes Pinto, Maria da Glória Pinto de Lima 269-282
Ideologia e alteridade nos discursos sobre a liberalização do aborto no Brasil PDF
Jaqueline Coêlho Suassuna 283-297

Resenhas

Quem disser o contrário é porque tem razão: o novo guia prático de Mário de Carvalho sobre escrita criativa PDF
Guilherme Azambuja Castro 298-302


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Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.

Indexada em:Doaj, Latindex, REDIB, e-Revistas, Erihplus, CiteFactor - Academic Scientific Journal, WorldCat, EZ3, DRJI, Portal SEER/Ibict, Sumários.org, Portal LivRe!, Diadorim, LATINOAMERICANA e Google Acadêmico.

Classificação Qualis/CAPES:

B1 em Letras/Linguística

B3 em Ensino