Diálogo das Letras

Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) é uma publicação semestral, exclusivamente online, de acesso aberto e gratuito, editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Letras/Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Aberta a leitores e colaboradores nacionais e estrangeiros interessados em ler e/ou publicar investigações desenvolvidas no âmbito dos estudos da linguagem, a revista tem como objetivo divulgar textos originais e inéditos resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, relacionados à temática do texto, discurso e ensino.

Com circulação a partir de 2012, o periódico, que conta hoje com um atuante conselho de pareceristas de notável reconhecimento na área, tem mantido, desde a sua gênese, a regularidade de 02 números por ano, com publicações em julho e dezembro. Tem também assumido o compromisso de ampliar de modo significativo o seu espaço de divulgação mediante a indexação em diversas bases indexadoras, nacionais e internacionais: Doaj, Latindex, REDIB, e-Revistas, CiteFactor - Academic Scientific Journal, Portal SEER/Ibict, Sumários.org, Portal LivRe!, Diadorim, LATINOAMERICANA e Google Acadêmico como forma de dar visibilidade aos trabalhos que publica.

A partir do segundo número do ano de 2014, a revista Diálogo das Letras passa por um processo de reformulação em seu espaço editorial. Deixam de existir as seções Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores e Artigos de Alunos de Graduação. No lugar delas, a revista passa a adotar as seguintes seções: Dossiê e Seção livre. Enquanto a seção de Dossiê se propõe a acolher artigos científicos voltados para temáticas específicas propostas para cada número pela equipe editorial da revista, a Seção livre se propõe a acolher artigos dentro do seu escopo, porém, sem a necessidade de vinculação com as temáticas específicas de cada volume. Além disso, se antes havia uma seção dedicada especificamente à publicação de artigos científicos de estudantes de graduação, a partir de agora, as duas seções passam a ter como autores preferenciais estudantes de pós-graduação stricto sensu, professores universitários e pesquisadores mestres ou doutores. Estudante de graduação pode publicar trabalho, desde, porém, que em coautoria com seu respectivo orientador, com titulação de doutor. 

Notícias

 

CHAMADA DE TRABALHOS VOL 5. N. 02 (2016)

 

TEMÁTICA DO DOSSIÊ: MULTIMODALIDADE E ENSINO

Organizadoras:

Dra. Antonia Dilamar Araújo (UECE)

Dra. Maria Zenaide Valdivino da Silva (UERN)

Prazo para submissão de trabalhos: encerrado em 21 de outubro de 2016.

Previsão de publicação: final de dezembro de 2016. 

OBS.: Os textos submetidos a esse volume estão em processo de avaliação. Pedimos, por gentileza, que aguardem o envio dos pareceres.


 
Publicado: 2016-07-29 Mais...
 
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Vol. 5, No 1 (2016): Análise Textual dos Discursos

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF
Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, Maria Eliete de Queiroz 2-5

Dossiê

Análise textual dos discursos e a abordagem enunciativa da argumentação: a responsabilidade enunciativa e as estratégias linguístico-textuais da orientação argumentativa da sentença judicial de crime contra a dignidade sexual PDF
Emiliana Souza Soares, Maria das Graças Soares Rodrigues 6-35
Análise textual dos discursos de criminalização do movimento ‘Ocupe Estelita’ pelos textos jornalísticos em Pernambuco PDF
Gabriel Santana, José Roberto de Luna Filho, Maria Virgínia Leal 36-54
O plano de texto na narrativa contada por remanescente Quilombola PDF
Josinaldo Pereira de Paula 55-81
Povo brasileiro: representações discursivas no discurso da presidenta Dilma Rousseff PDF
Welisandra Moreira de Almeida, Maria Eliete de Queiroz 82-96

Seção livre

O processo de leitura mediado por gêneros: um olhar sobre a transposição didática em livros didáticos PDF
Alvaro Monteiro Carvalho Arcanjo 97-121
O debate político no Brasil de 2014: as perguntas na construção do discurso polêmico PDF
Priscila Caxilé Soares, Larisse Carvalho de Oliveira, Maria de Fátima Sousa Lopes 122-138
A construção da significação e do sentido em Português como língua estrangeira PDF
Gabrielle Perotto de Souza da Rosa 139-159
Transformando o ensino de literatura: uma reflexão sobre tradição e eurocentrismo PDF
Adilson Vagner de Oliveira, Lauane Sthéfani Coutinho dos Santos, Stephanie Yumi Kuabara 160-174
Crenças em EAD: o olhar de alunos ingressantes de um curso de Letras PDF
Lívia Letícia Zanier Gomes 175-194
Monteiro Lobato: racista ou retratista de seu tempo? PDF
Marília Garcia Boldorini, Taiza Mara Rauen Moraes 195-216
Notícia e editorial: procedimentos de análise linguística e sua relação com a construção de sentido nos gêneros jornalísticos PDF
Maiara Cristina Segato 217-233
Um conceito e o seu tempo: uma breve revisão de literatura sobre gêneros do discurso PDF
Otalmir da Rocha Gomes Júnior, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares 234-250
Argumentação no discurso da presidente Dilma Roussef em entrevista no Programa do Jô: uma proposta de análise semântico-pragmática PDF
Andreza Carubelli Sapata 251-268
A referenciação na escrita acadêmica: uma análise de anáforas encapsuladoras em monografias produzidas por alunos do curso de Letras da UERN/campus de Pau dos Ferros PDF
Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Larissa Yohara Gomes Pinto, Maria da Glória Pinto de Lima 269-282
Ideologia e alteridade nos discursos sobre a liberalização do aborto no Brasil PDF
Jaqueline Coêlho Suassuna 283-297

Resenhas

Quem disser o contrário é porque tem razão: o novo guia prático de Mário de Carvalho sobre escrita criativa PDF
Guilherme Azambuja Castro 298-302


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Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.

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