Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Expressão - Trabalhos em Educação e Linguagem é uma publicação semestral da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, aberta a colaboradores de todo o Brasil, e também do exterior, cujos textos tratem de fenômenos relacionados às ciências da educação e da linguagem, bem como discutam as teorias pertinentes a tais fenômenos, na perspectiva de cada uma dessas duas áreas separadamente ou na intersecção entre elas. Desse modo, o periódico aceita textos concernentes a esses dois campos temáticos, restando aos artigos provenientes de outras áreas serem avaliados somente quando estiverem, de alguma forma, dialogando com as áreas propostas pela revista. A revista recebe preferencialmente textos de autores que tenham o título de doutor. No entanto, também estende chamadas para publicação de textos a autores com o título de mestre e a alunos da pós-graduação strictu sensu: mestrandos e doutorandos.

 

Políticas de Seção

Editorial

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Apresentação

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Artigos

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Resenhas

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Tradução

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Quanto as suas características, são aceitos, de preferência, trabalhos que contemplem uma reflexão original, podendo estes vir em forma de artigo e ensaio (com questões e problemas bem definidos). Além destes gêneros, a revista também aceita resenhas de obras que versem sobre as mesmas temáticas adotadas por esta política editorial. Serão considerados apenas os textos que não estejam sendo submetidos simultaneamente a outra publicação.
Devido ao público a que se destina, a Revista Expressão aceita textos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
Os trabalhos são recebidos pela revista, exclusivamente através do correio eletrônico rev.expressao@uern.br, e são avaliados, em um primeiro momento, por seus editores. Num segundo momento, os textos, que já foram selecionados na avaliação dos editores, são enviados a dois consultores anônimos, membros do conselho editorial e/ou consultores ad hoc, para o julgamento de suas qualidades tanto de escrita como de conteúdo. No caso de discordância entre os pareceres, será solicitada a avaliação de um terceiro parecerista, seguindo as mesmas orientações. Os trabalhos que receberem dois pareceres negativos são automaticamente desqualificados para a publicação.
Após as duas etapas acima, os artigos aprovados com ressalvas ou restrições serão devolvidos aos seus respectivos autores para as devidas reformulações, tendo a comissão editorial da revista o direito de rejeitar o texto, caso as reformulações continuem em desacordo com sua política editorial.
Os autores devem ser comunicados sobre cada decisão tomada acerca de seu texto. Ao terem os textos aceitos para publicação, os autores não são remunerados e concordam ter declarado e cedido automaticamente à Revista Expressão a autorização e os direitos autorais a eles referentes, devendo a revista ser consultada em caso de sua republicação, inclusive quando se tratar de tradução para outro idioma. Seja no meio impresso ou digital, os artigos publicados têm, portanto, a autorização expressa e automática de seus autores, os quais são os únicos responsáveis legais por todas as informações neles contidas.
Por não ser remunerada, a publicação de um texto na revista concede a seu autor apenas dois (02) exemplares do numero no qual sua colaboração se encontra publicada.
Em caráter especial, a Revista Expressão dá-se o direito de organizar anualmente uma edição temática, seja esta organizada por sua própria comissão editorial ou por um pesquisador reconhecido no campo de abrangência da publicação. O número temático, portanto, pode ser realizado por meio de um convite da revista a esse pesquisador ou de sua proposição espontânea. Mesmo nesse caso, ainda que a edição tenha um(a) organizador(a), todos os artigos são avaliados por pareceristas anônimos e devem ser submetidos às normas da revista.
A revista pode ser reproduzida parcialmente ou no todo, desde que citada devidamente a fonte dessa reprodução.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 


ISSN: 1980 – 6078