A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PROMOTORA DA LEITURA DA LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Francisca Edilma Braga Soares Aureliano

Resumo


O presente estudo objetiva relatar a experiência resultante do Projeto de Extensão intitulado “A universidade fomentando leitores na Escola” que tem por finalidade propiciar situações de incentivo a leitura da literatura aos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Francisco Francelino de Moura - Patu/RN. A ação extensiva é desenvolvida por meio de Oficinas literárias realizadas por um grupo de 10 alunos do Curso de Pedagogia da UERN. As oficinas buscam instigar a imaginação, a criação e aproximar a criança do texto literário para que sinta o desejo de ler (mesmo sem saber convencionalmente). Além das oficinas literárias são realizados encontros de sistematização para os alunos colaboradores do Curso de Pedagogia (Amigos de Leitura). Com base nos estudos de Amarilha (2009), Saraiva (2006), Abramovich (2008) dentre outros, compreendemos que a narrativa literária possibilita também a criança a observar e sistematizar as experiências humanas e o contato com o simbólico, no nível da palavra que desencadeia o universo imaginado. A partir destes pressupostos, estruturamos o presente texto, organizando-o em duas partes: a primeira aborda a importância da literatura para o desenvolvimento psicossocial da criança, e a segunda parte aborda os resultados preliminares da experiência extensiva realizada pelos alunos do CAP/UERN. Como elementos conclusivos, destacamos que a experiência tem proporcionado interesse das crianças da Educação Infantil com a literatura, e aos alunos do Curso de Pedagogia tem favorecido base pedagógica para o exercício da docência no estágio supervisionado, bem como em sua futura atuação como professores de crianças pequenas.

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Revista Extendere - ISSN 2318-2350