TEORIA E PRÁTICA: UNIÃO SEM FRONTEIRAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA EM BUSCA DE UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA

Cilene Marcondes Dias, Thainá Albertassi, Ana Carla de Miranda Santos, Andressa Cristina Molinari, Elza Tie Fujita

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o Projeto de Extensão: "Teoria e Prática: União Sem Fronteiras entre Universidade e Educação Básica para a Prática Cidadã na Periferia de Londrina" realizada pela área de Educação da Universidade Estadual de Londrina, localizada no Estado do Paraná. Este projeto atende a cinco escolas situadas na periferia de Londrina e em um de seus distritos, que compõe uma região que constitui um bolsão de pobreza em um dos municípios com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) mais alto do Estado.  O projeto tem como método de pesquisa a dialética e trata-se de uma pesquisa-intervenção. As atividades desenvolvidas nesse projeto primam pelo resgate da cidadania e autoestima das comunidades escolares, a fim de alcançar uma melhoria quanto aos aspectos dos baixos índices no IDEB. O projeto visa também contribuir com a formação continuada dos educadores envolvidos por meio de Cursos de Extensão e intervenções a ser realizadas no contexto escolar. Na etapa inicial foram realizadas visitas às escolas selecionadas, a fim de coletar informações acerca das possíveis causas do baixo IDEB. Foi ofertado também um Curso de Extensão aos docentes e equipe pedagógica, no qual foram elencados a importância da História da Educação na formação docente e os pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultados parciais, o projeto propiciou aos educadores uma alteração em suas práticas educativas, focando o conteúdo como essencial para o desenvolvimento humano nas comunidades envolvidas.


Texto completo:

PDF


Revista Extendere - ISSN 2318-2350