Políticas Editoriais

Foco e Escopo


A revista Geotemas é uma publicação quadrimestral do Departamento de Geografia, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros, que tem como objetivo difundir estudos na área da Geografia, assumindo o discurso da base interdisciplinar entre as diversas subáreas do saber, como a Geografia Urbana, a Geografia Agrária, a Geografia Regional, a Geografia Política, a Geografia Econômica com as disciplinas físicas, como a Geomorfologia, a Climatologia, a Hidrogeografia, a Biogeografia, como também na Cartografia e na área do Ensino e Educação Geográfica. A partir da aproximação com a pós-graduação, considerando a perspectiva interdisciplinar elevada da Geografia, e trabalhando com as dimensões humanas e ambientais, a Geotemas tem aceitação de uma variedade de abordagens metodológicas “interdisciplinares” que estão relacionadas as diversas possibilidades de temas trabalhados na revista.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares


O processo de submissão de artigos para a revista Geotemas compreende inicialmente o preenchimento de um cadastro diretamente no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), marcando a opção “autor” no formulário eletrônico.


A comunicação durante todo o processo de submissão e avaliação do artigo acontecerá entre o editor e o(s) autore(s), através do sistema e email da revista.


Quando o arquivo é submetido, o sistema emite um e-mail automático ao autor correspondente, informando sobre a submissão do manuscrito.


O processo editorial é iniciado com a conferência das normas de submissão disponíveis no item Submissões. Desse modo, recomendamos aos autores que encaminhem os seus manuscritos, rigorosamente, de acordo com as normas do periódico para que o processo possa seguir mais rapidamente.


Os artigos originais que estiverem em conformidade com as normas de submissão serão designados pelo editor a avaliação de dois ou três especialistas no assunto para cada artigo, os quais terão um formulário padrão de avaliação.


O processo é realizado em anonimato (avaliação a cega) e com paridade acadêmica dos avaliadores. Todos os avaliadores vinculados à Geotemas são pesquisadores e professores, com título de doutor ou mestre, vinculados a instituições de ensino técnico ou superior no país ou no exterior e nas áreas de avaliação associadas ao escopo da revista. 


Após o preenchimento do formulário de avaliação, cada avaliador manifestar-se-á, em seu parecer, por meio de uma das seguintes opções: 


I) Aceitar;


II) Revisões requeridas;


III) Submeter a nova rodada;


IV) Rejeitar, emitindo um parecer para o editor e autor.


Os avaliadores são convidados a realizar a atividade em até 21 dias.


O avaliador tem inteira liberdade para, em seu parecer, ou no próprio texto do manuscrito, propor alterações, corrigir, suprimir ou propor trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologias e conceitos.


A decisão sobre o aceite ou rejeição do trabalho para publicação baseia-se, fundamentalmente, na recomendação dos avaliadores da revista.


Após receber a avaliação o editor enviará o parecer e, se necessário, o artigo com as marcações no original para o(s) autor(es). Em caso de um parecer favorável à publicação e outro contra, o texto será enviado para um terceiro membro do comitê avaliador. Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o trabalho será arquivado e a comunicação sobre o resultado será realizada a(os) autor(es).


Sob predominância de pareceres favoráveis, o (os) autor(es) serão comunicados sobre a decisão editorial de publicação. Tal aceitação, contudo, fica condicionada ao atendimento ou justificativa fundamentada às recomendações de natureza técnica ou editorial apresentadas.


Nesse processo de correção do manuscrito podem ser exigidos dos autores várias correções, cuja publicação só acontecerá quando todas as alterações forem atendidas. Caso não concordem com as correções solicitadas o(s) autor(es) deve(m), então, preparar justificativa escrita, tecnicamente fundamentada a ser enviada junto com a versão reformulada do trabalho. Tal encaminhamento deve ser feito no prazo estabelecido pelo editor, isto é, conforme o nível de ajustes a serem providenciados. Caso contrário, o trabalho será excluído da fila de publicação.


Havendo justificativas, estas serão analisadas pelo comitê editorial, que podem encaminhá-las para análise aos respectivos avaliadores da revista. Se as sugestões editoriais e de conteúdo forem devidamente incorporadas ao texto ou justificadas, o trabalho é definitivamente aceito para publicação, passando-se à etapa de composição gráfica e diagramação. Nessa etapa pode ser solicitado ao(s) autor(es) informações para inclusão no texto e o envio de imagens em melhor resolução.

 

Periodicidade


Aceitam-se artigos em fluxo contínuo para publicações quadrimestrais, compreendendo três números anuais (jan./abri.; maio./ago e set./dez.).

 

Política de Acesso Livre



Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Acesso Livre


A revista Geotemas oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibiliza gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial da ciência através do acesso livre pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) hospedado no portal de periódicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

 

Endogenia


A cada edição da revista Geotemas será permitido a publicação de, no máximo, 30% de artigos de autores vinculados ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido da UERN. Não será permitida a publicação de artigos de um mesmo autor em dois números consecutivos

 

Tradução dos Textos


O trabalho de tradução de textos selecionados para publicação deverá ser realizado exclusivamente por profissionais especializados na língua estrangeira específica: inglês ou espanhol. Caso necessário, será solicitado ao(s) autor(es) diploma de formação na área específica da língua estrangeira acompanhada de declaração do profissional responsável pela tradução.

 

Co-autoria


Os artigos submetidos para avaliação devem conter autoria de, no máximo, 04 autores. A co-autoria implica em participação em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, redação e revisão). Recomenda-se que o primeiro autor seja aquele com maior participação efetiva nas diferentes fases do trabalho.

 

Compromisso Ético


A revista Geotemas seguirá a conduta ética em todas as etapas do processo editorial. Práticas de plágio, difamação e violação de direitos autorais não serão permitidos. O Conselho Editorial compromete-se com a impessoalidade, a transparência e a confidencialidade nas avaliações, preservando o direito de avaliadores, de autores e das instituições envolvidas no processo editorial. Utilizamos, no processo de edição, o software CopySpyder Anti-Plágio versão 3.8

 

Licença Creative Commons CC BY-NC / Revista Livre

A revista Geotemas adota a licença Creative Commons Attribution-Noncommercial que permite a remixagem, adaptação e criação a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos. A revista não possui encargos de processamento nem de submissão de artigos, se apresentando como uma publicação livre de custos para o leitor e o autor.