Histórico do periódico

A revista Geotemas foi pensada no ano de 2010 pelo grupo de professores do Departamento de Geografia que, a principio, compreenderam a necessidade na divulgação da produção acadêmico-científica nas 04 grandes áreas preconizadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC): Geografia Humana, Geografia Física, Ensino de Geografia e Cartografia, presentes principalmente em suas ações de pesquisa nos 02 grupos de pesquisa atuantes naquele ano: o Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e o Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (NEGECART).
O primeiro número da revista Geotemas foi lançado em março de 2011, com artigos de diversas temáticas e de autoria dos professores e egressos do curso, como também de professores convidados de outras instituições de ensino superior da região. Até abril de 2018, foram publicados 140 artigos distribuídos em 22 números semestrais, sendo que a partir de 2018 passamos a publicar quadrimestralmente.
Em 2017, a Geotemas passou a representar também o Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES).