PROPOSTAS DE AULA DE CAMPO E ESTUDO DO MEIO NO COMPLEXO XINGÓ

Maria Adailza Martins de Albuquerque, Maria Deusia Lima Angelo, Angélica Mara de Lima Dias

Resumo


A visita a uma hidrelétrica pode ser uma possibilidade de alunos e professores construírem uma série de conceitos de diversas áreas do conhecimento. Partindo dessa ideia, participamos de uma saída a campo a hidrelétrica de Xingó, visando a atividade deencerramento da disciplina Produção do espaço urbano, ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse sentido, o objetivo central neste texto é apresentar duas metodologias de ensino que visam saídas da escola: o estudo do meio e a aula de campo. Esta experiência nos possibilitou um debate metodológico que discute a relação entre a produção de energia e o desenvolvimento urbano a partir do estudo do meio e, propostas temáticas de aulas de campo discutindo conteúdos presentes nos PCN de Geografia do ensino fundamental II. Desta forma, esta discussão se destina aos professores do nível educacional supracitado. A escrita inicial deste trabalho se deu no calor da viagem, ou seja, durante a experiência vivenciada no campo. No entanto, ao retornar da viagem com os dados levantados in loco, nas visitas técnicas e conversas informais com trabalhadores e com a população ribeirinha, discutimos e sistematizamos nossas ideias, e assim, iniciamos a elaboração das propostas aqui apresentadas. Acreditamos que essas são duas ferramentas metodológicas significativas entre outras que oferecem possibilidades e contribuições na perspectiva de aproximar o conteúdo de ensino à realidade cotidiana dos alunos e, assim, estimular a produção de conhecimento escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v2i1.255

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Indexadores e Bases Bibliográficas




https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=494578



Redes Sociais
 Academia.edu Facebook Instagram

Conteúdo Registrado (DOI)


Revista Associada


Apoio