PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS PAU DOS FERROS, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Marisa Ribeiro Moura de Abreu, João Capistrano de Abreu Neto, Vinicius Lima de Queiroz, Letícia de Rossi Moura Farinon

Resumo


A conscientização ambiental perpassa todas as áreas multidisciplinares na busca de que as gerações presentes e futuras tenham equilíbrio ambiental mediante ações sustentáveis. Diante do exposto, existe a preocupação em saber se os alunos realmente estão construindo esta conscientização acerca de que a importância de conviver em um ambiente equilibrado depende em grande parte dos seres humanos. A presente pesquisa teve como objetivo analisar e avaliar a percepção dos alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, do Campus de Pau dos Ferros sobre sua concepção crítica a respeito do meio ambiente e de suas práticas sustentáveis em conjunto com a sociedade. O estudo ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas, debates, prática de campo e entrevistas utilizando de questionário com um número de 180 alunos de seis turmas de 1º e 4º Ano do ensino médio entre os anos de (2014-1017). Comprovou-se de início que os discentes possuíam informações básicas sobre o meio ambiente. Todavia, não existia o sentimento de empoderamento e cuidado com o meio ambiente, como o pertencimento desses junto a este. Após as atividades realizadas, os discentes apresentaram aprofundamento do assunto, inclusive para buscar alternativas de preservação do meio ambiente no cotidiano. Dessa forma, percebeu-se a importância de se trabalhar a educação ambiental no ensino médio, para difundir cada vez mais a ideia de conscientização ambiental através de diálogo e uma prática conjunta com a sociedade, como alternativa de preservação e, desse modo, de conservação da própria espécie humana e do planeta Terra.

Palavras-chaves: Educação ambiental. Atitudes sustentáveis. Conscientização. Ensino médio. IFRN.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v8i3.3244

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Indexadores e Bases Bibliográficas




https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=494578



Redes Sociais
 Academia.edu Facebook Instagram

Conteúdo Registrado (DOI)


Revista Associada


Apoio