CENTRALIDADE URBANA E RESISTÊNCIAS SOCIAIS NA CONURBAÇÃO CUIABÁ-VÁRZEA GRANDE

Rosinaldo Barbosa Silva

Resumo


A cidade cria uma situação urbana, formada pela diversidade das relações sociais, manifestadas através da união, reciprocidade e resistências. A formação de centros e centralidades depende da produção do espaço urbano e da reunião dos elementos sociais. A cidade e o urbano, por sua característica centralizadora dos meios de produção e dos produtos das relações de trabalho, possibilitam a produção dos centros urbanos. Estes tornam-se mais do que um mero aglomerado dos meios de produção ao se realizar como o lugar de resistência, revelada pela centralidade social. Deste modo, este artigo aborda sobre o processo de produção de centro e centralidades sociais na Conurbação Cuiabá-Várzea grande. Valoriza as falas dos moradores/trabalhadores e problematiza a perda da centralidade social - o lúdico, a coletividade e o uso social. Os objetivos deste artigo são: conceituar centralidade; identificar a produção de centro e centralidades urbanas na prática social concreta e movente; compreender a relação entre a produção de centro e a reprodução da vida. A metodologia é composta de reflexão e definição conceitual, produção cartográfica e entrevista semiestruturada com moradores dos centros urbanos e lideranças sociais. Os principais resultados desta pesquisa evidenciam as precárias relações de trabalho, degradação da vida humana, coerção das ações de resistências sociais e denegação de direitos. Aborda-se as potencialidades abertas pelo entendimento da centralidade urbana enquanto possibilidade para gestão coletiva, apropriação dos bens produzidos socialmente e formação de uma agenda anticapitalista.

Palavras-chave


Dinâmica urbana; Centro; Apropriação social.

Texto completo:

PDF

Referências


GAZETA DIGITAL. Moradores coletam assinaturas para 'derrubar' prefeito de VG e 21 vereadores. Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/10/og/1/materia/440837/t/ moradores-coletam-assinaturas-para-derrubar-prefeito-de-vg-e-21-vereadores> Acesso em: ago. 2018.

HARVEY, D. Os limites do capital. Tradução de Magda Lopes. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

HARVEY, D. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. Martins Fontes, São Paulo, 2014.

LEFEBVRE, H. Re-produção das relações de produção. Publicações Escorpião. Cadernos: O homem e a sociedade. Porto, 1973.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000.

LEFEBVRE, H. Espaço e Política. Belo Horizonte, BH. UFMG, 2008.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política/Karl Marx. Boitempo, São Paulo, 2011.

MÍDIA NEWS (2017). Prefeitura de VG retira livros de biblioteca de movimento social. Disponível em: < https://www.midianews.com.br/cotidiano/prefeitura-de-vg-retira-livros-de-biblioteca-de-movimento-social/304980> Acesso em: ago. 2018.

OLHAR DIRETO. Prefeitura de VG inicia demolição de ginásio esportivo utilizado por jovens; local receberá UPA. 2016. Disponível em: . Acesso em: ago. 2018.

OLHAR DIRETO. Frente Popular com 29 entidades faz protesto em Cuiabá para defender Dilma e Lula. 2016. Disponível em: Acesso em: jan. 2019. Organizado pelo autor, 2019. (2020).

PORTAL MATO GROSSO. Prefeitura reinaugura biblioteca municipal do bairro Cristo Rei. 2018. Fonte: https://portalmatogrosso.com.br/prefeitura-reinaugura-biblioteca-municipal-do-bairro-cristo-rei/. Acesso em: ago. 2018.

RDNEWS. Slam poetry cresce e expande o poder da literatura falada em Cuiabá. 2017. Disponível em: . Acesso em: ago. 2018.

REVISTA CAMALOTE. Sarau leva arte para a Praça da Mandioca. 2017. Disponível em: Acesso em: ago. 2018.

SILVA, R. B. da. Produção de Centros e Centralidades Urbanas na Conurbação Cuiabá-Várzea Grande – MT. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de Brasília, 2019.

SPOSITO, M. E. B. Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: VASCONCELOS, CORREA, PINTAUDI (Org.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.




DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v10i2.4334

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Indexadores e Bases Bibliográficas




https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=494578



Redes Sociais
 Academia.edu Facebook Instagram

Conteúdo Registrado (DOI)


Revista Associada


Apoio