A MULTICULTURALIDADE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Andrea Paula Rego Maia

Resumo


Resumo
O presente estudo tem como objetivo realizar discussões pertinentes acerca da nova tendência emergente na sociedade brasileira, a multiculturalidade e suas relações com a formação dos professores de modo geral, e de forma específica, dos professores de Geografia. Tais discussões buscarão promover reflexões sobre o ensino de Geografia e a multiculturalidade, identificando as principais problemáticas que afetam a formação destes professores e consequentemente suas práticas em sala de aula, sugerindo possíveis soluções para tais problemáticas. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, baseada em autores e estudiosos como: Callai (1995), Candau (2002), Cacete (2004), Cavalcanti (2003), Freire (1992), Libâneo (2002), entre outros que realizam em suas obras e estudos discussões pertinentes e que nos trazem grandes contribuições sobre a temática em questão. Diante das leituras e discussões fica evidente que a formação do professor de Geografia apresenta deficiências relativas à persistência de um ensino da disciplina de forma ainda tradicionalista, e uma formação de profissionais que ingressam no mercado de trabalho ainda despreparados para lidar e enfrentar as adversidades e diversidades que se apresentam no ambiente da sala de aula. Desta forma, é necessário e fundamental que o processo de formação do professor de Geografia continue passando por transformações de tal modo que busque formar profissionais preparados e aptos a desenvolverem práticas docentes eficazes, de qualidade e que se adéquem ao contexto atual, levando o conhecimento de modo eficiente aos mais diversos grupos sociais existentes no Brasil.

Palavras-chave: Multiculturalismo. Formação do professor. Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v3i1.518

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Indexadores e Bases Bibliográficas




https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=494578



Redes Sociais
 Academia.edu Facebook Instagram

Conteúdo Registrado (DOI)


Revista Associada


Apoio