A MULTICULTURALIDADE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Resumo
Resumo
O presente estudo tem como objetivo realizar discussões pertinentes acerca da nova tendência emergente na sociedade brasileira, a multiculturalidade e suas relações com a formação dos professores de modo geral, e de forma específica, dos professores de Geografia. Tais discussões buscarão promover reflexões sobre o ensino de Geografia e a multiculturalidade, identificando as principais problemáticas que afetam a formação destes professores e consequentemente suas práticas em sala de aula, sugerindo possíveis soluções para tais problemáticas. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, baseada em autores e estudiosos como: Callai (1995), Candau (2002), Cacete (2004), Cavalcanti (2003), Freire (1992), Libâneo (2002), entre outros que realizam em suas obras e estudos discussões pertinentes e que nos trazem grandes contribuições sobre a temática em questão. Diante das leituras e discussões fica evidente que a formação do professor de Geografia apresenta deficiências relativas à persistência de um ensino da disciplina de forma ainda tradicionalista, e uma formação de profissionais que ingressam no mercado de trabalho ainda despreparados para lidar e enfrentar as adversidades e diversidades que se apresentam no ambiente da sala de aula. Desta forma, é necessário e fundamental que o processo de formação do professor de Geografia continue passando por transformações de tal modo que busque formar profissionais preparados e aptos a desenvolverem práticas docentes eficazes, de qualidade e que se adéquem ao contexto atual, levando o conhecimento de modo eficiente aos mais diversos grupos sociais existentes no Brasil.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Formação do professor. Educação.
O presente estudo tem como objetivo realizar discussões pertinentes acerca da nova tendência emergente na sociedade brasileira, a multiculturalidade e suas relações com a formação dos professores de modo geral, e de forma específica, dos professores de Geografia. Tais discussões buscarão promover reflexões sobre o ensino de Geografia e a multiculturalidade, identificando as principais problemáticas que afetam a formação destes professores e consequentemente suas práticas em sala de aula, sugerindo possíveis soluções para tais problemáticas. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, baseada em autores e estudiosos como: Callai (1995), Candau (2002), Cacete (2004), Cavalcanti (2003), Freire (1992), Libâneo (2002), entre outros que realizam em suas obras e estudos discussões pertinentes e que nos trazem grandes contribuições sobre a temática em questão. Diante das leituras e discussões fica evidente que a formação do professor de Geografia apresenta deficiências relativas à persistência de um ensino da disciplina de forma ainda tradicionalista, e uma formação de profissionais que ingressam no mercado de trabalho ainda despreparados para lidar e enfrentar as adversidades e diversidades que se apresentam no ambiente da sala de aula. Desta forma, é necessário e fundamental que o processo de formação do professor de Geografia continue passando por transformações de tal modo que busque formar profissionais preparados e aptos a desenvolverem práticas docentes eficazes, de qualidade e que se adéquem ao contexto atual, levando o conhecimento de modo eficiente aos mais diversos grupos sociais existentes no Brasil.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Formação do professor. Educação.
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PDFDOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v3i1.518

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