INDÍCIOS DE POLUIÇÃO VISUAL EM MOSSORÓ (RN): IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE ÁREAS COM OUTDOORS.

Maria Clara Torquato Salles, Marco Lunardi Escobar

Resumo


O excesso de elementos ligados a comunicação visual dispostos em ambientes urbanos como os anúncios publicitários são cada vez mais chamativos e atrativos, onde podem proporcionar prejuízos de ordem material, urbanística, social e ambiental Em Mossoró (RN) é perceptível o uso e a grande concentração de meios de comunicação visual (painéis luminosos, frontlights, outdoors, outdoors por agrupamento, faixas, panfletagem, pichação, banners, anúncios publicitários) dentre estes citados, principalmente os outdoors. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar, determinar e verificar as possíveis alterações e implicações visuais proporcionadas por outdoors, existentes em três principais vias urbanas de acesso da cidade. Para a execução dessa pesquisa os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico, documental, levantamento fotográfico e coleta de dados de campo, com captura dos pontos de localização dos outdoors, manipulação e utilização de imagens aéreas e de satélite da área urbana da cidade que originaram os mapas com a localização dos outdoors nas principais vias de acesso da cidade. Constatou-se que o município de Mossoró utiliza-se do Alvará de Publicidade para o licenciamento dessas atividades de publicidade, estabelecidas as suas condicionantes, porém na prática a realidade está tomando outras consequências. A quantidade de outdoors nas vias urbanas na cidade de Mossoró cresce desordenadamente, e seria preciso critérios mais rígidos sobre a instalação de mais peças publicitárias, como definições claras sobre os tipos, quantidade e distanciamento dos outdoors.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v4i2.978

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Indexadores e Bases Bibliográficas




https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=494578



Redes Sociais
 Academia.edu Facebook Instagram

Conteúdo Registrado (DOI)


Revista Associada


Apoio