Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Química: ciência, tecnologia e sociedade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Serão considerados para publicação na Revista QCTS manuscritos que cubram as áreas tradicionais da Química e de Ensino de Química, além de artigos de áreas afins, divididos em duas seções: Educação em Química e Química e áreas afins. A revista não se responsabiliza pela revisão gramatical e ortográfica dos textos, portanto os autores devem garantir a adequada redação dos mesmos.

Os trabalhos devem se encaixar dentro de uma das modalidades abaixo:

Artigos Originais das áreas tradicionais em Química (em português, inglês ou espanhol): refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma usual de apresentação, contendo Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências. Deverão ter no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e todas as páginas deverão ser numeradas.

Artigos de Revisão (em português, inglês ou espanhol): destinados à apresentação do progresso em uma área específica de Química, com o objetivo de dar uma visão crítica do estado da arte do ponto de vista do especialista altamente qualificado e experiente. Deverão ter no máximo 30 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e todas as páginas deverão ser numeradas.

É imprescindível que, na referida área, o autor tenha publicações que comprovem a sua experiência e qualificação. O Corpo Editorial de QCTS poderá, eventualmente, convidar pesquisadores qualificados para submeter artigo de revisão.

Artigos sobre Educação em Química (em português, inglês e espanhol): trabalhos de pesquisas relacionadas ao ensino de Química e divulgação de experiências inovadoras no ensino de graduação e pós-graduação. Deverão ter no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e todas as páginas deverão ser numeradas.

Notas Técnicas (em português, inglês ou espanhol): trabalhos de comunicação de métodos, validação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos no laboratório de origem do autor do manuscrito. Deverão ter no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e todas as páginas deverão ser numeradas.

Assuntos Gerais (em português, inglês ou espanhol): abordagem de assuntos de interesse geral dos químicos, tais como política científica, programas de graduação e pós-graduação, história da química. Deverão ter no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e todas as páginas deverão ser numeradas.

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Todos os trabalhos deverão ser digitados com fonte Times 12 para o corpo do texto, com espaçamento 1,5, margens 2,5 cm (superior e direita) 3,0 cm (inferior e esquerda), utilizando somente Microsoft Word. O título deve ser digitado em tamanho 14, caixa alta, negrito, e os títulos de seção devem estar em negrito, tamanho 12.

A seguir, o trabalho deve ser submetido no formato .doc, através do sistema on line de QCTS. A revista não aceita a submissão de trabalhos por outra forma.

A primeira página deverá conter o título do trabalho, nome e endereço dos autores. Havendo autores com diferentes endereços, estes deverão vir imediatamente após o nome de cada autor. Os autores deverão ser agrupados por endereço. O autor para correspondência, que deverá ser o mesmo que submete o artigo on line, deverá ser indicado com asterisco (*) e seu e-mail colocado no rodapé da página (um só e-mail). Em seguida o artigo deve conter o título e o resumo do trabalho em português e em inglês (abstract), com no máximo 300 (trezentas) palavras, e a indicação de até cinco palavras-chave, também em português e em inglês (keywords).

As figuras, tabelas, esquemas deverão ser colocadas  logo após serem citadas no texto  e  serem devidamente identificadas pelo respectivo número. Se escaneadas, deverão ser em alta resolução (800 dpi/bitmap para traços). No caso particular de esquemas contendo estruturas químicas, estas deverão ter sempre a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente, além de boa qualidade gráfica. Considerar que as figuras deverão ter largura máxima de 8,5 cm.

Para figuras, gráficos, esquemas e tabelas idênticos aos já publicados anteriormente na literatura, os autores deverão pedir permissão para publicação junto à empresa/sociedade científica que detenha os direitos autorais e enviá-la à editoria de QCTS junto com a versão final do manuscrito.

As referências deverão ser numeradas consecutivamente no texto, na forma de expoentes, após a pontuação (se houver). A lista de referências deverá ser colocada no final do texto. As figuras, gráficos e esquemas e suas respectivas legendas, deverão ser inseridas no próprio texto, logo que citadas.

Os casos omissos serão definidos pelo conselho editorial.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Todos os trabalhos deverão ser digitados com fonte Times 12 para o corpo do texto, com espaçamento 1,5, margens 2,5 cm (superior e direita) 3,0 cm (inferior e esquerda), utilizando somente Microsoft Word. O título deve ser digitado em tamanho 14, caixa alta, negrito, e os títulos de seção devem estar em negrito, tamanho 12.
  2. A primeira página deverá conter o título do trabalho, nome e endereço dos autores. Havendo autores com diferentes endereços, estes deverão vir imediatamente após o nome de cada autor. Os autores deverão ser agrupados por endereço. O autor para correspondência, que deverá ser o mesmo que submete o artigo on line, deverá ser indicado com asterisco (*) e seu e-mail colocado no rodapé da página (um só e-mail). Em seguida o artigo deve conter o título e o resumo do trabalho em português e em inglês (abstract), com no máximo 300 (trezentas) palavras, e a indicação de até cinco palavras-chave, também em português e em inglês (keywords).
  3. As figuras, tabelas, esquemas deverão ser colocadas  logo após serem citadas no texto  e  serem devidamente identificadas pelo respectivo número. Se escaneadas, deverão ser em alta resolução (800 dpi/bitmap para traços). No caso particular de esquemas contendo estruturas químicas, estas deverão ter sempre a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente, além de boa qualidade gráfica. Considerar que as figuras deverão ter largura máxima de 8,5 cm.
  4. Para figuras, gráficos, esquemas e tabelas idênticos aos já publicados anteriormente na literatura, os autores deverão pedir permissão para publicação junto à empresa/sociedade científica que detenha os direitos autorais e enviá-la à editoria de QCTS junto com a versão final do manuscrito.
  5. Referências

    Revistas:

    Será utilizada a abreviatura da revista como definida no Chemical Abstracts Service Source Index (ver http://www.cas.org/sent.html). Caso a abreviatura autorizada de uma determinada revista não puder ser localizada e não for óbvio como o título deve ser abreviado, deve-se citar o título completo.

    [1] Varma, R. S.; Singh, A. P.; J. Indian Chem. Soc. 1990, 67, 518.

    [2] No caso especial da revista citada não ser de fácil acesso, é recomendado citar o seu número de Chemical Abstract, como segue:

    Provstyanoi, M. V.; Logachev, E. V.; Kochergin, P. M.; Beilis, Y. I.; Izv. Vyssh. Uchebn. Zadev.; Khim. Khim. Tekhnol. 1976, 19, 708. (CA 85:78051s).

    [3] Caso o trabalho tenha doi, mas não a referência completa, citar doi da seguinte maneira:

    Vidotti, M.; Silva, M. R.; Salvador, R. P.; de Torresi, S. I. C.; Dall'Antonia, L. H.; Electrochimica Acta (2007), doi:10.1016/j.electacta.2007.11.029.

    É recomendado o uso de referências compostas na medida do possível, em lugar de uma lista de referências individuais. O estilo das referências compostas é o seguinte:

    [4] Varela, H.; Torresi, R. M.; J. Electrochem. Soc. 2000, 147, 665; Lemos, T. L. G.; Andrade, C. H. S.; Guimarães, A. M.; Wolter-Filho, W.; Braz-Filho, R.; J. Braz. Chem. Soc. 1996, 7, 123; Ângelo, A. C. D.; de Souza, A.; Morgon, N. H.; Sambrano, J. R.; Quim. Nova 2001, 24, 473.

    Patentes:

    Devem ser identificadas da seguinte forma (na medida do possível o número do Chemical Abstracts deve ser informado entre parênteses).

    [5] Hashiba, I.; Ando, Y.; Kawakami, I.; Sakota, R.; Nagano, K.; Mori, T.; Jpn. Kokai Tokkyo Koho 79 73,771 1979. (CA 91:P193174v)

    [6] Kadin, S.B.; US pat. 4,730,004 1988. (CA 110:P23729y)

    [7] Eberlin, M. N.; Mendes, M. A.; Sparrapan, R.; Kotiaho, T. Br PI 9.604.468-3, 1999.

    Livros com editor(es):

    [8] Regitz, M. Em Multiple Bonds and Low Coordination in Phosphorus Chemistry; Regitz, M.; Scherer, O. J., eds.; Georg Thieme Verlag: Stuttgart, 1990, cap. 2.

    Livros sem editor(es):

    [9] Cotton, F.A.: Wilkinson, G.; Advanced Inorganic Chemistry, 5th ed., Wiley: New York, 1988.

    Programas de computação (Softwares):

    [10] Sheldrick, G. M.; SHELXL-93; Program for Crystal Structure Refinement; Universidade de Göttingen, Alemanha, 1993.

    Teses:

    [11] Velandia, J. R.; Tese de Doutorado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, 1997.

    Material apresentado em Congressos:

    [12] Ferreira, A. B; Brito, S. L.; Resumos da 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Poços de Caldas, Brasil, 1998.

    Páginas Internet:

    http://www.sbq.org.br/jbcs, acessada em Junho 2001.

    Material não publicado:

  6. Para material aceito para publicação: Magalhães, U. H.; J. Braz. Chem. Soc., no prelo. Para material submetido mas ainda não aceito: Magalhães, U. H.; J. Braz. Chem. Soc., submetido. Para trabalho não publicado ou comunicação pessoal: Magalhães, U. H.; trabalho não publicado ou Magalhães, U. H., comunicação pessoal. Os resultados não publicados só poderão ser citados com a permissão explícita das pessoas envolvidas na sua obtenção.
  7. Os autores devem procurar seguir, naquilo que for possível, as normas recomendadas pela IUPAC, inclusive o Sistema Internacional de Unidades. Sobre a nomenclatura de compostos (orgânicos e inorgânicos) já há traduções para a língua portuguesa publicadas em QCTS. Quanto aos Símbolos e Terminologias, onde não há tradução, espera-se que adaptação seja feita pelos autores, criando então, paulatinamente, um conjunto de normas em português.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.