O PIBID CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO TEATRO

Adenilza Silva Sousa

Resumo


O propósito desse trabalho foi à contextualização do ensino de química através do teatro de forma lúdica apresentado na feira de ciência da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos. Para isto trabalhou-se a peça que tem o título de A Carruagem Triunfal do Antimônio que trata do encontro de dois alquimistas. Observou-se que a peça foi de grande importância para os alunos e também para a feira de ciência, pois o caráter lúdico chamou muita atenção e permitiu o desenvolvimento pessoal dos alunos que apresentaram a peça teatral, ampliando a sua facilidade de expressão em público e desenvolvendo o seu senso crítico para aceitar as avaliações e as críticas ao final das apresentações. Assim a peça teatral foi uma aula de química diferente das tradicionais levando uma nova metodologia para sala de aula. O sucesso e o interesse despertado mostram que o trabalho obteve resultados positivos, tanto com os alunos que participaram a peça, como com o público em geral que assistiu. 

Texto completo:

PDF