REVISÃO DE CAMPO: O ENFOQUE CTS EM PERIÓDICOS DA REDE NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Italo de Sousa Marinheiro

Resumo


A educação para a cidadania é um dos grandes objetivos que se impõe aos sistemas educativos internacionais, e em especial para a educação brasileira. Nesse contexto, o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surge como uma alternativa viável para a promoção da cidadania no ensino de ciências e tecnologia. Assim, este artigo tem como objetivo mapear a pesquisa sobre o enfoque CTS em revistas de instituições da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (RNEPT). Para tanto, fez-se um levantamento de todos os artigos científicos publicados nas revistas científicas dos IF´s, CEFET’s e Universidade Tecnológica (UT), a partir dos sites respectivos de cada revista, que apresentam artigos sobre o tema. Ao final, conclui-se que o enfoque CTS está presente em poucos periódicos do Brasil e que, consequentemente, há uma lacuna quanto a pesquisas sobre as possibilidades do uso desse enfoque na educação profissional.

Texto completo:

PDF