ANÁLISE DA LATERALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLARES

Eduardo de Lima Melo, Emmanuel Alves Carneiro

Resumo


A Educação Física Escolar é parte que integra o sistema educacional, logo se deve usar a psicomotricidade para o desenvolvimento global da criança. No período escolar todas as necessidades para o desenvolvimento delas devem ser atendidas. Um dos fatores fundamentais do desenvolvimento é a lateralidade que quer dizer lado, ou seja, é o predomínio motor de um dos lados do corpo, direito ou esquerdo. Nesta pesquisa analisamos a dominância lateral em escolares do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, na Escola Professora Edith Braga no Bairro Aerolândia em Fortaleza, enumeramos os tipos de dominância lateral como; manual, pedal e ocular e identificamos a dominância lateral predominante dos lados. Essa pesquisa é descritiva, exploratória, transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa, Teve uma população de 100 crianças, com uma amostra constituída de 80 crianças, de ambos os sexos. Todos os dados foram coletados com base no Protocolo de Negrine (1986), que se constitui de uma bateria de testes através das aplicações de atividades gestuais manual, pedal e ocular. A análise da lateralidade na Educação Física em escolares, nos permitiu identificar que os resultados gerais demonstram que 90% da amostra apresentou dominância manual destra e 10% sinistra, na dominância pedal 80% são destros e 20% sinistros e na dominância ocular 80% são destros e 20% sinistros.Palavras chave: Educação Física. Lateralidade. Crianças.

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