PROFESSOR REFLEXIVO: UMA VISÃO NECESSÁRIO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Jéssica Maria da Silva Bento, Nayara Kelly Correia, Helder Cavalcante Câmara, Suênia de Lima Duarte

Resumo


Ensinar e aprender são ações que estão eminentemente ligadas. Nessa perspectiva, não é uma ato que se fecha no professor, por mais que ele seja responsável pela condução do processo educativo. Partindo dessa perspectiva, percebe-se o quanto é importante que o professor instigue seus alunos para realizar ações reflexivas, dando-lhes a possibilidade de se tornarem sujeitos críticos e reflexivos. Na Educação Física não pode ser diferente. O seu ensino precisa de um novo olhar, mais reflexivo, crítico, criativo, autônomo, no qual o professor não seja visto apenas como um transmissor de práticas de atividade física, mas sim como um educador capaz de transformar a realidade de seus alunos e da escola. Considerando esses aspectos procuramos com este trabalho refletir sobre a prática pedagógica do professor e indicar caminhos possíveis para o exercício docente reflexivo. Esse trabalho é de revisão e análise bibliográfica, de natureza qualitativa e foi construído estabelecendo o diálogo entre autores como Paulo Freire e Câmara. Diante o que já vem sendo exposto, percebemos a necessidade do professor de incentivar seus alunos a serem mais críticos e reflexivos, mas para que isso possa ocorrer é necessário a iniciativa por parte do mesmo, pois como tornar meu aluno mais reflexivo, se não houver reflexão sobre as próprias práticas e sobre o contexto escolar? No nosso entendimento, tanto o professor como o aluno são sujeitos singulares e deve assumir sua condição de seres no mundo, não passivos, mas reflexivos em relação ao ambiente em que interagem. Seres afetados pelo mundo, mas que também, por aprenderem a perceber esse mundo não como algo natural, assumem a condição de “construtores” do mundo e de seus caminhos, portanto, autores de suas próprias histórias.Palavras-chave: Professor reflexivo. Prática pedagógica. Formação.

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