LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Alaine Glêdcy Lustosa Chianca, Lidia Rafaela de Freitas Costa, Dimas Anaximandro da Rocha Morgan, Helder Cavalcante Câmara

Resumo


Sabemos que a Educação Física trata de vários conteúdos, como o jogo, as lutas, o esporte, as atividades rítmicas e expressivas, a ginásticas, dentre outros, no entanto percebemos que o conteúdo Lutas, nas escolas, ainda é trabalhado de forma limitada, o que nos causa preocupações e provoca questionamentos. Diante disso, construímos esse trabalho, que tem o intuito de descobrir o porquê a presença do conteúdo lutas é pouco introduzido nas aulas de Educação Física escolar. Essa pesquisa consiste em um estudo de análise bibliográfica, do qual nos guiamos a partir dos estudos de Betti & So (2009) Saber ou Fazer? O Ensino de lutas na educação Física escolar e de Nascimento (2008) Organização de Trato pedagógico do conteúdo de lutas na Educação Física escolar. Dentre os resultados pudemos verificar que a inserção do conteúdo lutas na escola está muito associado a escolha ou não desse conteúdo pelo professor. Os motivos da insipiente inserção estão relacionados, em sua maioria, a ausência de domínio teórico-metodológico e ao mito de que associa as lutas a violência, bem como, de forma menos incisiva, a falta de material, de espaço e de indumentária específica para a prática das lutas na aulas de Educação Física.Palavras-chave: Lutas. Educação Física escolar. 

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