EDITORIAL

Helder Cavalcante Câmara

Resumo


A Revista REDFOCO, instância de difusão de produções acadêmico-científicas, vem disseminando, nos seus três anos de atuação, trabalhos no âmbito da Educação Física e suas múltiplas intersecções, as quais são oriundas de pesquisas de produções de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da educação básica e superior. Esses interlocutores são advindos dos estados do Rio Grande do Norte, predominantemente, e do Ceará, abrangendo diferentes enfoques. Aliás, essa é uma das características desse periódico, visto que não se fecha a uma ou outra perspectiva teórica, mas está aberta aos diversos olhares sobre a Educação Física.Considerando essa ótica, a área da Educação Física não poderia nem pode se considerar inexorável, portanto, isenta da outras influências ou de aspectos constitutivos que emergem de outros espaços. Percepções de outras áreas podem, portanto, servirem de lentes para pensar a Educação Física e, dessa forma, fortalecer suas bases fundantes. Por esse aspecto, as publicações do quarto ano e das demais produções expandem seu escopo, passando a receber e disseminar saberes provenientes de áreas como da Educação, da Saúde, das Ciências Sociais e Humanas, das Políticas Públicas, dentre outras, especificamente as que permitam a ampliação dos olhares a cerca da Educação Física em seus diversos âmbitos. Tal compreensão e ação potencializam o diálogo entre as áreas e a faz assumir, também, uma característica interdisciplinar.Adota-se assim um olhar complexo, plural, multireferencial e que se entretece na construção de coerência e significação teórica. A multirreferencialidade, conforme afirma Ardoino (1998), consiste em uma leitura plural de seus objetos, sejam teóricos ou práticos, sob diferentes pontos de vista, que implicam tanto visões específicas, quanto linguagens apropriadas às descrições exigidas, não podendo ser reduzidos a coisas em si mesmas, mas heterogêneas.A Revista REDFOCO, assumindo essa perspectiva, dá voz aos diferentes atores sob diversos aportes teóricos, fazendo-se local de disseminação e diálogo, em que a diferença constitui-se como ponto crucial no fortalecimento de nossas compreensões sobre a Educação Física e, paralelamente, sobre a realidade e sobre nós mesmos.
Helder Cavalcante Câmara

Texto completo:

PDF