EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB OLHAR MULTIRREFERENCIAL

Francisco Vieira de Oliveira, Helder Cavalcante Câmara

Resumo


Este artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso produzido no Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Campus Avançado Profª Maria Eliza de Albuquerque Maia – CAMEAM – Pau dos Ferros – RN, o qual foi defendido em 20 de outubro de 2016, sob orientação do Professor Mestre Helder Cavalcante Câmara tendo o seguinte título: Abordando o corpo: uma prática pedagógica na Educação Física escolar sob olhar multirreferencial. Busca-se aqui refletir sobre estratégias que convergiram à reconfiguração do sentido dado ao corpo tendo como pano de fundo a seguinte questão mobilizadora: uma prática pedagógica em Educação Física, pautada no olhar multirreferencial, possibilitaria a ressignificação das percepções sobre o corpo? Para refletir sobre essa questão foi realizada esta pesquisa, que foi pautada na complexidade, pesquisa-ação e no exercício da bricolagem, vistas através das lentes do olhar plural de Ardoino (1998). Ela foi realizada na Escola Estadual Tarcísio Maia, no município de Pau dos Ferros-RN, em duas turmas de 9º ano, respectivamente “A” e “B” matutino. No tocante a resposta de nossa proposição foi possível perceber uma ressignificação do olhar dos alunos, pois no princípio o que existia era unicamente uma compreensão de corpo ― atrelada a uma visão biológica ― que foi pluralizada nos nossos últimos encontros. Por mais que, em parte, esta compreensão biológica permanecesse, notamos o brotar de outras perspectivas, como as culturais, sociais e religiosas. Passou-se a pensar o corpo em seus contextos, identificando a influência dos aspectos sociais em sua percepção, como a interferência da mídia e da disseminação de distintos padrões ideais de corpo ao longo da história e culturas. A visão dualista, ainda que ainda permaneça, já não encontra supremacia absoluta. Nos discursos dos alunos, a compreensão de uma unidade do corpo já é possível ser vislumbrada. Por fim, consideramos que a inserção dos alunos em uma proposta de ensino em Educação Física ― pautada na multirreferencialidade ― tem se mostrado efetiva, conforme foi visto neste trabalho ao abordar a temática sobre o corpo.
Palavras-Chave: Corpo; Educação Física escolar; multirreferencialidade.


Texto completo:

PDF