A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN

Ana Alice Cavalcante Câmara, Helder Cavalcante Câmara, Hudson Pablo de Oliveira Bezerra

Resumo


Muito tem se discutido sobre a qualidade do ensino na escola pública. Este tem sido na maioria das vezes considerado precário. Diferentemente, o ensino privado é valorizado e, considerado, por parte significativa da população, melhor que o público. Contudo, não há unanimidade e muitos questionam as análises comparativas entre essas esferas. Nesse sentido, nos indagamos se, em se tratando da Educação Física, existe diferença na ação docente dos profissionais de Educação Física que lecionam nas escolas públicas e privadas no município de Mossoró-RN. Para responder a esta questão procurou-se realizar este trabalho a fim de traçar o perfil da ação docente em Educação Física nas escolas públicas e privadas, indicando as possíveis causas e as consequências dessas atuações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa procurando analisar a prática docente dos professores da rede pública e particular de ensino. A amostra foi composta por seis professores, sendo três da escola pública e três da particular. A metodologia consistiu na observação de aulas de cada professor e posteriormente a realização de uma entrevista semi-estruturada. A partir dos resultados verificou-se que a ação docente dos profissionais de Educação Física é desprovida de criticidade, bem como não possibilita uma formação dos alunos nos aspectos social, político, econômico e cultural. Na maioria das vezes o desenvolvimento do físico e de habilidades motoras é o que tem predominado. Constatou-se também uma diferença entre a ação docente dos profissionais da rede de ensino pública e privada, e essa que diferença tem como possível motivo o poder educativo das instituições. Por fim, enfatiza-se a necessidade de que o profissional de Educação Física, independente de seu local de atuação, deve realizar uma prática de qualidade, de maneira que capacite o aluno além da instrumentalização na realização de movimentos.

Palavras Chaves: Ação docente, Educação Física Escolar, Ensino Público e Privado.

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