Políticas Editoriais

Foco e Escopo

1 Trilhas Filosóficas é uma revista do Departamento de Filosofia da UERN, Campus Avançado de Caicó (CaC), do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação (UERN/DGP/CNPq), e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, Núcleo UERN. Publica semestralmente: um número como Dossiê dedicado a um filósofo ou temática especificamente filosófica e/ou que articule filosoficamente a questão da Educação e do Ensino, e, outro número, em Fluxo Contínuo, com artigos sobre qualquer temática filosófica ou na interface filosofia, educação, ensino. Extraordinariamente publicaremos um terceiro número, um Dossiê como Edição Especial.

2 Serão aceitos trabalhos originais em línguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana, ou alemã que tematizem alguma questão filosófica ou que articulem a interface filosofia, educação, ensino.

3 Trabalhos que tematizam a questão da educação e do ensino devem necesariamente ser caracterizados pela sua abordagem filosófica ao tratar da educação e/ou ensino

3 O autor que tiver seu artigo publicado precisará ficar, posteriormente, dois números sem poder publicar na Trilhas Filosóficas. A nova submissão poderá ser enviada a qualquer tempo, mas caso o trabalho seja aprovado será publicado após a publicação de dois números.

4 Sua estrutura está dividida em Editor-Chefe, Conselho Editorial, Conselho Científico, Nacional e Iternacional, Revisor.

5 O Conselho Editorial, coordenado em sistema de “rodízio” pelo Editor-Chefe, é composto por docentes-pesquisadores da UERN incumbidos da rotina administrativa do periódico, que inclui, entre outros: determinação e observação da adequação à linha editorial; correspondência com autores, conselheiros e pareceristas; triagem e encaminhamento de submissões; revisão e editoração preliminar; encaminhamento para publicação; administração de permutas; emissão de declarações; deliberação sobre casos omissos e/ou atípicos.

6 O Conselho Científico, composto por docentes-pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, é encarregado da constante avaliação da qualidade e andamento da publicação, tendo prioridade na emissão de pareceres sobre o material submetido para publicação.

7 A revista Trilhas Filosóficas publica semestralmente trabalhos inéditos em filosofia e na área de interface entre filosofia, educação, ensino que apresentem nível e qualidade acadêmica, envolvam pesquisas especializadas em temáticas, problemas e autores, compatíveis com a melhor produção na área, exigindo dos autores rigor argumentativo e domínio da literatura. Não serão aceitos, pois, trabalhos com teor didático. Além da publicação em Fluxo Contínuo, publica também Dossiês sobre algum filósofo consagrado pela tradição e/ou alguma temática filosófica com artigos que reflitam filosoficamente numa interface com a educação e o ensino.

8 A versão impressa foi publicada de 2008 até o segundo número do ano de 2010. 

9 A versão on-line se encontra enquadrada no estrato B5 do Qualis CAPES em Filosofia e B1 em Ensino, na avaliação do quadriênio 2013-2016. 

 

 

Políticas de Seção

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

FLUXO CONTÍNUO (2019, v. 12, n. 2)

Artigos sobre qualquer temática filosófica a partir de determinado filósofo da tradição, ou realizando uma interlocução reflexiva de determinado (s) conceito (s) filosófico (s) com interface entre filosofia, educação, ensino.

Prazo: 30 de outubro de 2019

Editores
  • Marcos Érico de Araújo Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDIÇÃO ESPECIAL: DOSSIÊ EM COMEMORAÇÃO AOS 130 ANOS DE NASCIMENTO DE GABRIEL MARCEL - (2019, v. 12, n. 3)

O editor é o Prof. Dr Claudinei da UNIOESTE. Para este Dossiê o processo de submissão deve ser realizado através dos seguintes e-mails: trilhasfilosoficas@uern.br / cafsilva@uol.com.br

Prazo: 30 de Novembro de 2019

Editores
  • Claudinei Aparecido de Freitas da Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ FILOSOFIA E MÍSTICA - (2020, v. 13, n. 1)

Prazo: 31 de Março de 2020

Editores
  • Klédson Tiago Souza
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDIÇÃO ESPECIAL: DOSSIÊ 60 ANOS DA PUBLICAÇÃO DE "VERDADE E MÉTODO" DE HANS-GEORG GADAMER - (2020, v.13, n. 2)

Prazo: 30 de Outubro de 2020

Editores
  • Marcos Érico de Araújo Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1 Salvo convites realizados a pesquisadores para publicação específica, todos os trabalhos submetidos serão previamente analisados pelo Editor Responsável, fazendo uma primeira avaliação ao conferir se existe afinidade à linha editorial da Trilhas Filosóficas, antes de solicitar avaliação dos pareceristas.

2 O trabalho submetido será recusado, rejeitado caso não atenda ao Foco e Escopo da publicação da Trilhas Filosóficas.

3 O autor que tiver seu artigo publicado precisará ficar, posteriormente, dois números sem poder publicar na Trilhas Filosóficas. A nova submissão poderá ser enviada a qualquer tempo, mas caso o trabalho seja aprovado será publicado após a publicação de dois números.

4 Se o trabalho submetido estiver afinado à linha editorial da Trilhas Filosóficas, ao Foco e Escopo da publicação, então o processo de submissão dará prosseguimento seguindo o sistema de double blind review, ou seja, de dois pareceristas anônimos para analisar e avaliar cada artigo. No caso de ocorrer dois pareceres com resultados contraditórios, um aprovando e outro recusando, a submissão será encaminhada a um terceiro parecerista anônimo para a decisão final sobre a publicação ou não do artigo.

5 Os pareceristas serão professores(as)-pesquisadores(as) do Conselho Científico e/ou pareceristas ad-hoc, especialistas no filósofo e/ou tema trabalhado no artigo. Uma vez aceitos, serão publicados nos números subsequentes, a critério do Editor-Chefe e do Conselho Editorial.

6 A partir do ano de 2019 publicaremos, no fim de cada ano, a NOMINATA DOS PARECERISTAS que emitiram pareceres para os números publicados naquele ano.

7 O artigo aprovado e publicado representa a perspectiva interpretativa dos autores e não a posição oficial do Conselho Editorial, ou do Conselho Científico.

8 Nos casos de os pareceres “não recomendarem a publicação” o Editor-Chefe, ou Organizador de Dossiê, informará através de e-mail ao autor (es) a recusa da publicação, assim como a justificativa apontada pelos pareceristas conforme nosso formulário de avaliação. Manteremos, sempre, o caráter anônimo, cego, entre pareceristas e autor (es).

9 Nos casos em que a aprovação esteja condicionada a revisões o Editor-Chefe, ou Organizador/Editor de Dossiê, informará ao autor (es) as recomendações necessárias a serem feitas assim como determinará um prazo para o reenvio do artigo com a reformulações. É atribuição do Editor-Chefe ou Organizador/Editor de Dossiê aceitar ou não as recomendações dos pareceristas, no caso dos artigos aprovados, e encaminhar eventuais pedidos de reformulação aos autores.

10 O período de avaliação da submissão e, portanto, as emissões dos pareceres duram, em média, no máximo de quatro meses, contados a partir da data de submissão. Então, será neste prazo que o autor (es) terá ciência sobre a decisão editorial da publicação ou não do artigo

11 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.

12 O Editor-Chefe da Trilhas Filosóficas estará sempre à disposição para responder aos (as) autores (as) eventuais dúvidas sobre o processo de submissão, em quaisquer de suas etapas.

 

 

Periodicidade

Trilhas Filosóficas tem periodicidade semestral, recebendo a qualquer momento artigos para publicação.

A partir de 2018 publicaremos sempre um número em Fluxo Contínuo, e outro número sendo um Dossiê no qual tematizaremos questões filosóficas a partir de um determinado filósofo, ou de uma questão filosófica a partir de qualquer filósofo da tradição tendo a possibilidade de refletir criticamente sobre a interface filosofia, educação, ensino.

A partir de 2020 continuaremos recebendo a qualquer momento artigos sobre qualquer temática filosófica ou na interface com educação e ensino, mas publicaremos o Fluxo Contínuo dentro de um Dossiê. Portanto, a partir de 2021 publicaremos dois números, sendo dois Dossiês temáticos junto com artigos em Fluxo contínuo em cada Dossiê temático.

Esta decisão do Conselho Editorial decorre de uma maior consolidação da revista Trilhas Filosóficas, na comunidade filosófica do país, pelo aumento considerável do recebimento de artigos submetidos.

 

Política de Acesso Livre

1 A revista Trilhas Filosóficas oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

2 O site da revista Trilhas filosóficas, permite a cópia, distribuição, download e uso para fins não comerciais de todo seu material publicado.

3 Todos os trabalhos são publicados gratuitamente e com acesso livre sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

4 O (s) autor (es) concede (m) à Trilhas Filosóficas o direito de publicar seus trabalhos inéditos, licenciados em Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, autorizando o armazenamento do pós-print, ou seja, a versão do artigo efetivamente publicado, em formato PDF, assim como de sua divulgação em redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc) através do link da Trilhas Filosóficas na qual o trabalho foi publicado.

5 A revista Trilhas Filosóficas está indexada em vários Indexadores Nacionais e Internacionais.

6 É permitido ao (aos) autor (es) a distribuição e publicação de seus trabalhos (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros) com o devido reconhecimento da revista Trilhas Filosóficas como sua publicação original.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Termos de Isenção para Autores (as) e Leitores (as)

As publicações da revista Trilhas Filosóficas não têm fins comerciais. Portanto, não será cobrada nenhuma taxa dos autores (as) por trabalhos submetidos à avaliação, assim como não será cobrada pela publicação, nem pela sua distribuição ou download por terceiros.

 

PARECERISTAS AD DOC

NOMINATA DE PARECERISTAS AD HOC

2019