Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Trilhas Filosóficas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1 Serão analisados textos em português, espanhol, italiano, francês, inglês e alemão, conforme a disponibilidade de pareceristas habilitados para julgar a temática abordada. Solicita-se que os autores atentem para o cumprimento das normas ortográficas a fim de que gradativamente, com sua colaboração, o periódico se encontre a elas inteiramente adequado, considerando ser de sua inteira responsabilidade a fluência no vernáculo.

2 Publicamos trabalhos apenas de MESTRES (AS) e DOUTORES (as), preferencialmente em Filosofia. Trabalhos de Mestrandos só serão aceitos para o prosseguimento da Avaliação pelos Pares se estiverem em co-autoria com o orientador (a).

3 Todos os trabalhos, exceto Resenhas e de professores (as) convidados (as), serão submetidos ao sistema de double blind review, ou seja, de dois pareceristas anônimos para analisar e avaliar cada artigo. No caso de ocorrer dois pareceres com resultados contraditórios, um aprovando e outro recusando, a submissão será encaminhada a um terceiro parecerista anônimo para a decisão final sobre a publicação ou não do artigo.

4 Apenas as Resenhas serão avaliadas pelo Conselho Editorial. As Resenhas críticas só poderão ser submetidas em português, preferencialmente de obras publicadas há no máximo cinco anos contados da data de submissão, exceto obras consideradas clássicas relacionadas a determinada temática do Dossiê a que a resenha foi submetida. As resenhas devem trazer os dados biliográficos da obra, os dados sobre o autor (a), uma breve descrição das partes constitutivas do livro (Introdução, Capítulos, Conclusão), seguida de uma apreciação crítica da obra em si pelo resenhista.

5 O autor que tiver seu artigo publicado precisará ficar, posteriormente, dois números sem poder publicar na Trilhas Filosóficas. A nova submissão poderá ser enviada a qualquer tempo, mas caso o trabalho seja aprovado será publicado após a publicação de dois números.

6 Todos os trabalhos deverão ser inéditos e anônimos, não apresentando em seu corpo quaisquer indicações que permitam a identificação da autoria.

7 Deve ser enviado, anexado, durante o processo de submissão, um "Documento suplementar" com os seguintes dados: nome completo, e-mail,  formação acadêmica, instituição que está vinculado, forma da citação do nome em trabalhos acadêmicos, minicurrículo de poucas linhas que constará na primeira página do artigo publicado.

8 O autor que tiver seu artigo publicado precisará ficar, posteriormente, dois números sem poder publicar na Trilhas Filosóficas. A nova submissão poderá ser enviada a qualquer tempo, mas caso o trabalho seja aprovado será publicado após a publicação de dois números.

9 Além de resumo, em parágrafo único, na própria língua em que foram escritos (aplicável aos trabalhos escritos em língua estrangeira), todos os trabalhos deverão apresentar obrigatoriamente resumo (com título e subtítulo, se houver) em português e inglês, cada qual contendo um máximo de 200 palavras, e um máximo de 6 (seis) palavras-chave nos referidos idiomas, separadas por ponto ".".

10 Os textos deverão conter, no mínimo 12 páginas, e, no máximo, 25 páginas (incluindo as Referências) digitadas em formato A4, utilizando editor de texto do tipo *.doc, ou *docx, fonte GARAMOND 12, espaço simples, parágrafos justificados e margens de 3 cm, obedecendo às normas de citação da ABNT, evitando-se o uso de recursos avançados de edição, como estrutura de tópicos e semelhantes. A utilização de caracteres gregos com fontes especiais está condicionada ao envio da fonte juntamente ao texto.

11 Trabalhos que excedem 25 páginas excepcionalmente poderão ser aceitos em virtude da relevância acadêmico-filosófica a critério do Editor responsável.

12 As citações no texto devem estar de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme as normas técnicas da ABNT (NBR 10520:2002). Citações recuadas (com mais de 3 linhas), sem aspas, com espaçamento simples, GARAMOND 11 e recuo de 4 cm. Citações não recuadas com mesma formatação do texto em que se encontra, entre aspas “” e não com outras marcas. As citações em grego transliteradas deverão estar de acordo com o padrão internacional ISSO 843:1997.

13 As referências devem ser relacionadas ao final do texto, não em notas, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023:2002).

14 Notas de rodapé somente explicativas, com espaço simples, GARAMOND 10, numeradas automaticamente e colocadas ao pé da página, de acordo com a ABNT.

15 Empregar itálico ao invés de sublinhado, exceto em endereços URL. Em título de obras e em palavras estrangeiras utiliza-se o itálico e NÃO o negrito. O negrito emprega-se quando o articulista deseja dar ênfase ou destaque em uma palavra ou frase na citação.

16 A aceitação de traduções para publicação estará condicionada à adequação às disposições legais relativas aos Direitos Autorais, para o que solicita-se que o tradutor consulte previamente o sítio https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm.

17 Alguns exemplos para as referências:

a)   Citações de artigos: Último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, número do volume (ano de publicação), número da página. 

Exemplo:

SOUZA, Alcides. Verdade e mentira na dialética platônica. Trilhas Filosóficas, 2 (2012), p. 29-43.

 

b)  Citações de capítulos de livro: Último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Título do capítulo SEM aspas, com ponto. Indicador “In:”, Último sobrenome do organizador em letras maiúsculas, primeiro nome do organizador. Título da obra em negrito. local da edição: editora, ano, página.

Exemplo:

SILVA, Fábio. Crítica e vigilância. In: SANTOS, Mário. Filosofia em crise. São Paulo: Paulus, 2013, p. 8-19.

 

c)      Citação de livro: último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Título da obra em negrito. Subtítulo sem ser negrito e sem ser itálico. Local da edição: editora, ano.

Exemplo:

SILVEIRA. Selma. Metafísica contemporânea: ensaios. Mossoró: Edições UERN, 2012.

 

d)       Citação on-line: citação do capítulo de livro, livro ou artigo como acima, seguido por “Disponível em: <...>” com a indicação do link de acesso, seguido por “acessado em: ...” entre parênteses, com a indicação do dia, mês e ano do acesso:

Exemplo:

TAVARES, Álvaro. Verdade e mentira na dialética platônica, Trilhas Filosóficas, 2 (2012), p. 29-43. Disponível em: <http://www.uern.br/outros/trilhasfilosoficas/conteudo/normas.htm> (acessado em: 17.06.2013).

 

Para ilustração das normas:

 

TÍTULO EM PORTUGUÊS negrito, Fonte GARAMOND, 14pt

[TÍTULO EM INGLÊS] sem ser negrito nem itálico, Fonte GARAMOND, 12pt

As palavras "Resumo",'Abstract", "Palavras-chave", e "Keywords" em negrito. Texto do Resumo e Abstract, assim como os termos das "Palavras-chave" e "Keywords" sem ser negrito nem itálico. Espaço simples. Fonte GARAMOND, 12 pt.

Todo o resto do texto:

Fonte GARAMOND, 12pt, e espaço simples.

Citações com mais de 3 linhas, sem aspas, com recuo de 4 cm e fonte 11pt

Empregar itálico apenas para títulos de obras, de periódicos, em palavras estrangeiras e quando no texto citado o itálico estiver no original. Empregar o negrito (ao invés de itálico) quando o articulista desejar dar ênfase ou destacar alguma palavra ou frase na citação. Evidenciando no sistema autor data da citação de quem é o grifo, se do original ou se é do articulista (KIERKEGAARD, 2010, p. 34, grifo do autor) ou (KIERKEGAARD, 2010, p. 34, grifo nosso).

Primeira linha do parágrafo 1,25cm

Recuo e espaçamento (no Word em Formatar Parágrafo) 6pt

Títulos de seções, quando houver, negrito e maiúscula, 12pt

As REFERÊNCIAS devem ser em espaço simples (como todo texto), separadas por um enter.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato A4, utilizando editor de texto do tipo *.doc, ou *docx.

    URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  3. O texto utiliza fonte GARAMOND 12, espaço simples entre linhas, parágrafos justificados e margens de 3 cm, obedecendo às normas de citação da ABNT, evitando-se o uso de recursos avançados de edição, como estrutura de tópicos e semelhantes. 

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    Você concorda com o "Processo de Avaliação dos Pares", "Política de Acesso Livre", e "Declaração de Direito Autoral" descrito no site da revista.

  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  6. Deve ser enviado, anexado, durante o processo de submissão, um "Documento suplementar" com os seguintes dados: nome completo, e-mail,  formação acadêmica, instituição que está vinculado, forma da citação do nome em trabalhos acadêmicos, mini currículo de poucas linhas.

 

Declaração de Direito Autoral

1 Ao submeter trabalhos à revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.

2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.

3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência à revista Trilhas Filosóficas como publicação original.

4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

5 Os originais não serão devolvidos aos autores.

6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade. 

7 Ao submeterem seus trabalhos à Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.

8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).

9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. 

10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.

11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.

12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito à ampla defesa.

13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.