Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Trilhas Filosóficas?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

1. Serão analisados textos em português, espanhol, italiano, francês, inglês e alemão, conforme a disponibilidade de pareceristas habilitados para julgar a temática abordada. Solicita-se que os autores atentem para o cumprimento das normas ortográficas a fim de que gradativamente, com sua colaboração, o periódico se encontre a elas inteiramente adequado, considerando ser de sua inteira responsabilidade a fluência no vernáculo.

2. Todos os trabalhos deverão ser inéditos e anônimos, não apresentando em seu corpo quaisquer indicações que permitam a identificação da autoria.

3. Além de resumo na própria língua em que foram escritos (aplicável aos trabalhos escritos em língua estrangeira), todos os trabalhos deverão apresentar obrigatoriamente resumo em português e inglês, cada qual contendo um máximo de 750 caracteres com espaços, e um máximo de 6 (seis) palavras-chave nos referidos idiomas, separadas por ponto e vírgula ";".

4. Os textos deverão conter, no máximo, 25 páginas digitadas em formato A4, utilizando editor de texto do tipo *.doc, *docx ou *.rtf, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5 cm entre linhas, parágrafos justificados e margens de 3 cm, obedecendo às normas de citação da ABNT, evitando-se o uso de recursos avançados de edição, como estrutura de tópicos e semelhantes. A utilização de caracteres gregos com fontes especiais está condicionada ao envio da fonte juntamente ao texto.

5. As citações no texto devem estar de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme as normas técnicas da ABNT (NBR 10520:2002). Citações recuadas (com mais de 4 linhas), sem aspas, com espaçamento simples, Times New Roman 11 e recuo de 1,25 cm. Citações não recuadas com mesma formatação do texto em que se encontra, entre aspas “” e não com outras marcas. As citações em grego transliteradas deverão estar de acordo com o padrão internacional ISSO 843:1997.

6. As referências bibliográficas devem ser relacionadas ao final do texto, não em notas, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023:2002).

7. Notas de rodapé somente explicativas, com espaço simples, Times New Roman 10, numeradas automaticamente e colocadas ao pé da página, de acordo com a ABNT.

8. Empregar itálico ao invés de sublinhado, exceto em endereços URL.

9. A aceitação de traduções para publicação estará condicionada à adequação às disposições legais relativas aos Direitos Autorais, para o que solicita-se que o tradutor consulte previamente o sítio https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm.

10. Alguns exemplos para as referências:

a)      Citações de artigos: Último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Título do artigo. Título do periódico, número do volume (ano de publicação), número da página. 

Exemplo:

SOUZA, Alcides. Verdade e mentira na dialética platônica. Trilhas Filosóficas, 2 (2012), p. 29-43.

 

b)      Citações de capítulos de livro: Último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. “Título do capítulo entre aspas”, com ponto. Indicador “In:”, Último sobrenome do organizador em letras maiúsculas, primeiro nome do organizador. Título da obra em itálico. local da edição, editora, ano, página.

Exemplo:

SILVA, Fábio. Crítica e vigilância. In: SANTOS, Mário. Filosofia em crise. São Paulo,  Paulus, 2013, p. 8-19.

 

c)      Citação de livro: último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Título da obra em itálico, local da edição, editora, ano.

Exemplo:

SILVEIRA. Selma. Metafísica contemporânea: ensaios. Mossoró, Edições UERN, 2012.

 

d)       Citação on-line: citação do capítulo de livro, livro ou artigo como acima, seguido por “Disponível em: ...” com a indicação do link de acesso, seguido por “acessado em: ...” entre parênteses, com a indicação do dia, mês e ano do acesso:

Exemplo:

TAVARES, Álvaro. “Verdade e mentira na dialética platônica”, Trilhas Filosóficas, 2 (2012), p. 29-43. Disponível em: http://www.uern.br/outros/trilhasfilosoficas/conteudo/normas.htm (acessado em: 17.06.2013).

 

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato A4, utilizando editor de texto do tipo *.doc, *docx ou *.rtf.

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  4. O texto utiliza fonte Times New Roman 12, espaço 1,5 cm entre linhas, parágrafos justificados e margens de 3 cm, obedecendo às normas de citação da ABNT, evitando-se o uso de recursos avançados de edição, como estrutura de tópicos e semelhantes. 

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter texto à Trilhas Filosóficas, caso este seja selecionado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.

Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver, desde que em data posterior.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

Os originais não serão devolvidos aos autores.

As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira responsabilidade. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 1984-5561