IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS À ATIVIDADE TURÍSTICA NAS PRAIAS DE BAIXA GRANDE E MORRO PINTADO, MUNICÍPIO DE AREIA BRANCA-RN

Melina Bandeira Antas de Azevedo, Alana Cristina Alves de Lima, Mayra Fernandes Nobre

Resumo


A atividade turística é uma importante geradora de divisas e empregos, principalmente, nos municípios que apresentam beleza cênica natural e estimulam a exploração desse segmento econômico pelas empresas que dão suporte a essa atividade. A visão de sustentabilidade foi incorporada à atividade turística pela Organização Mundial do Turismo - OMT destacando dentre outros a preocupação de se preservar o equilíbrio entre a “frágil” balança existente nos ambientes naturais e sensíveis e o desenvolvimento de atividades econômicas. O município de Areia Branca fica localizado no Estado do Rio Grande do Norte e apresenta cenários naturais representados por um litoral com beleza cênica considerável apresentando uma vocação natural para a atividade turística. O presente trabalho objetivou identificar os principais impactos ambientais associados à atividade turística em duas praias do município de Areia Branca, intituladas como Praia de Baixa Grande e Morro Pintado. A metodologia abordada foi embasada nos formulários do INVTUR, no método de listagem de controle através de uma “listagem questionário”, conversas informais com comerciantes e observações visuais. Os principais impactos identificados apontam para poluição do solo, dos recursos hídricos, poluição sonora e visual.

Texto completo:

PDF


Indexada na Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas e-Revistas. / Indexada em LATINDEX - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.