TURISMO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO “IDENTIDADES, CIDADANIA E INCLUSÃO LGBTQI+: SEMANA RAINBOW DA UFJF” COMO MECANISMO POTENCIALIZADOR TURÍSTICO NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA - MG

Fabiano Eloy Atílio Batista, Marcelo Carmo Rodrigues

Resumo


Este estudo de caso tem como objetivo incitar a reflexão e discussão sobre o turismo LGBTQI+, tendo como objeto de estudo as atividades do projeto de extensão “Identidades, Cidadania e Inclusão LGBTQI+: Semana Rainbow da UFJF”. Foi proposta, ao longo do artigo, uma apresentação e discussão sobre os possíveis aspectos positivos do projeto como um mecanismo potencializador turístico do município de Juiz de Fora/MG. Procurou-se, assim, através de uma pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, entender o planejamento turístico para esse segmento de visitantes, bem como a visão destes sobre os produtos e serviços utilizados no destino em questão, além de compreender como o projeto de extensão se configura como um mecanismo potencializador da atividade turística no município. Em termos metodológicos, o artigo assumiu um delineamento qualitativo a partir do viés dos estudos pós-críticos permitindo, assim, uma maior autonomia teórica e metodológica. Verificou-se enquanto resultado principal que o projeto de extensão, mesmo que inicialmente, vem se estabelecendo como mecanismo para o reestabelecimento do turismo LGBTQI+ em nível local e regional.

Texto completo:

PDF


Indexada na Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas e-Revistas. / Indexada em LATINDEX - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.